02 de dezembro de 2020
Campo Grande 33º 23º

Coronavírus

Brasil tem 52 casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

Não há nenhum caso confirmado no Estado, segundo boletim do Ministério

Atualização de boletim do Ministério da Saúde, na tarde desta quarta-feira (11), revela que há 52 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Mais cedo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que o mundo enfrenta uma pandemia causada pelo vírus.
 
Até ontem, o número de casos de pacientes suspeitos era de 34. Ao todo, são 907 casos suspeitos e 935 descartados.
 
Ainda de acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério, Mato Grosso do Sul tem 6 casos de pacientes com suspeita da doença, nenhum caso confirmado e 11 descartados após exames de contraprova.
 
Pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar o coronavírus uma pandemia, termo utilizado quando o estágio de transmissão de uma doença é global.
 
“Estamos profundamente preocupados com os alarmantes níveis de disseminação e severidade, e de falta de ação”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça.
 
Segundo a OMS, 118 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus em 114 países, entre as quais 4.291 morreram.
 
“Descrever a situação como pandemia não muda o que a OMS está fazendo e não deve mudar o que os países precisam fazer”, ressaltou Tedros, alertando para que o uso da palavra não leve a temores irracionais.