26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Campanha mundial do rim acontece nesta quinta-feira na Capital

A- A+

A ABREC em comemoração ao dia Mundial do Rim, que acontece na segunda semana do mês de março, realiza em parceria com a Sociedade Brasileira Nefrologia (SBN) a campanha Previna-se, que em 2016 tem como tema “A Prevenção Da Doença renal Crônica Começa Na Infância”.

A campanha deste ano faz um alerta para a doença renal na infância e os antecedentes da doença renal do adulto, que podem começar ainda na primeira idade. A doença renal crônica (DRC) na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congênitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes, enquanto glomerulopatias e doença renal por diabetes incomuns em crianças.

Além disso, muitas crianças com lesão renal aguda acabarão por desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crônica na infância ou mais tarde na vida adulta.

Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais, está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia. 

 A campanha vai intensificar suas ações no dia 10 de março, em celebração ao dia Mundial Do Rim. Na capital serão realizadas diversas ações de saúde neste dia na Praça Ary Coelho, entre às 8h e às 16h serão prestados atendimentos de orientação médicas e nutricionais à população.

 Estarão presentes junto com a ABREC a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), SESC Serviço Social Do Comércio (SESC) e acadêmicos e professores dos cursos de medicina e nutrição da Anhaguera Uniderp.