26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Saúde e Cidadania

Caravana da Saúde vai a Jardim e promove ações de combate às dengue

A- A+

A Caravana da Saúde chega a 8ª edição neste fim de semana. Sábado (20), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai acompanhar as ações do projeto que serão realizadas em Jardim.

Desde o primeiro ano da atual gestão, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem percorrendo municípios polo com a Caravana da Saúde, programa que busca agilizar o atendimento à população sul mato-grossense, eliminando filas e estruturando hospitais no interior para que não ocorra novo acúmulo de demanda por exames, consultas e cirurgias.

Depois das sete edições em 2015, a Caravana começa 2016 pelo município de Jardim. A equipe que vai atender a população da região é formada por 170 profissionais da área médica que vão contar com 14 veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias. Entre as especialidades oferecidas estão: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica, além das consultas odontológicas, tomografia computadorizada, Raio X, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras.

Combate à Dengue

Diante da epidemia de dengue que se alastrou por diversos municípios de Mato Grosso do Sul, a Caravana em Jardim terá atividade especial de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Em Jardim, destaque também para os trabalhos voltados ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Exército e sociedade civil organizada, realizam um mutirão na Vila Angélica, região onde está montada a estrutura da Caravana. Serão visitados 1,2 mil domicílios e os técnicos vão contar com o apoio do maquinário da Agesul, à disposição das 79 prefeituras, para a limpeza/retirada de entulhos que possam servir de criadouro para o vetor. Esta ação vai acontecer nas próximas edições em Aquidauana e Dourados, respectivamente.