26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Escoamento

Com expectativa de safras recordes, governo defende logística para escoamento

A- A+

Com estimativa de aumento da área plantada em Mato Grosso do Sul para 1,5 milhão de hectares na próxima década, o Estado terá de possuir infraestrutura e logística para escoamento da produção, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na manhã desta quinta-feira (06), durante evento na Famasul.

No lançamento da colheita do milho 2ª safra na Aprosoja, o governador mencionou a expansão dos portos de Porto Murtinho e as instalações das rotas bioceânicas, rodoviária e ferroviária, como forma de potencializar o sistema logístico estadual. Ele mencionou a assinatura da ampliação do prazo de concessão da malha paulista que é extensão da Ferronorte, ligando a divisa de São Paulo com MS até o Porto de Santos (SP), e que irá dobrar a capacidade de carga na rodovia para 75 milhões de toneladas.

Afirmou ainda ver uma ‘luz verde ao fim do túnel’ em relação à malha oeste, cuja discussão vem sendo feita desde o início de sua gestão. O traçado conectando Três Lagoas a Corumbá será revitalizado por meio de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), do Governo Federal.

“Vamos ter investimentos que vão levar essa ferrovia a ser revitalizada no trecho de Três Lagoas a Corumbá e vai adentrar a Bolívia para conectar Atlântico e Pacífico. Isso é uma necessidade do país, poder ter uma Transamericana e essa é aquela que passa por MS é o melhor projeto em andamento em todo o país”, comentou.

Reinaldo destacou também os incentivos do Governo para potencializar Porto Murtinho, onde há dois terminais novos privados sendo construídos com capacidade para 6 milhões de toneladas, ante as 300 mil atuais.

No lançamento da colheita do milho, a Aprosoja divulgou estimativa de que MS produza 9,6 milhões de toneladas de milho, alta de 6% em relação à estimativa inicial. Com 1,9 milhão de hectares, a produtividade prevista é de 85 sacas por hectare. (Com assessoria do Governo)