14 de abril de 2021
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TECNOLOGIA

Consumidores elegem melhores operadoras de internet, celular e TV por assinatura em MS

Encabeçada pelos sites Melhor Plano e Minha Conexão, pesquisa revela os melhores planos de internet e telefonia; premiação revelou destaques nas categorias velocidade e satisfação

Um levantamento do site “Melhor Plano” (comparador especializado em telecom) e do site "Minha Conexão" foco em testes de velocidade de internet fixa revelou as operadoras de internet, tv e telefonia que são consideradas as melhores em Mato Grosso do Sul. O levantamento observou as categorias: “melhor satisfação” e “melhor provedor”.

Ao todo, foram analisados cerca de 138 mil testes de velocidade e mais de 9 mil opiniões de usuários ao longo do ano passado para chegar aos resultados apenas no Mato Grosso do Sul. Já a nível nacional, o número de testes de qualidade de conexão ultrapassou os 15 milhões, em um período marcado pelo isolamento social e a ampliação das atividades remotas.

Na edição de 2021, as categorias foram preenchidas pela IDL, premiada como a “melhor velocidade” e “melhor provedor”, e a Topnet MS, que recebeu o título de “melhor satisfação”  — uma mudança que revela certo destaque das operadoras regionais no mercado de telecom.

Lembrando que, na premiação passada, apenas as operadoras de abrangência nacional Claro e Vivo preencheram todas as categorias.

Confira os vencedores do estado do Mato Grosso do Sul:

Lista de melhores operadores de MS

Confira os vencedores das cidades do Mato Grosso do Sul. (CLIQUE AQUI). 

Em alguns casos (como os marcados com um * acima), pode ser que o usuário se depare com municípios sem uma categoria ou outra. Isso acontece por dois motivos: ou as avaliações foram insuficientes ou não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação” para chegar ao resultado.

METODOLOGIA

A terceira edição do estudo teve como base os testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro de 2020 no site Minha Conexão, com exceção dos realizados via celular ou tablet. Foram levadas em conta a rapidez da velocidade de download, upload e a satisfação dos usuários com seus provedores. Juntando os dados de todos os estados, estima-se a análise de aproximadamente 15.330.000 milhões de testes, bem como 442 mil avaliações dos consumidores.

Como nas edições que o antecedem, apenas provedores com o mínimo de mil testes de velocidade realizados no período participaram do prêmio. Também foi exigido que eles possuíssem ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada para ter significância estatística.

Quanto às regiões, cada cidade precisou ter, no mínimo, 3 mil testes dentro do período avaliado para ser incluída. Por tal motivo, certos municípios não foram enquadrados pelo ranking, que verificou a insuficiência de testes para chegar a algum dado preciso. A análise contou com algoritmos para filtrar e eliminar fraudes, junto de auditorias manuais para checar possíveis duplicações e a procedência das informações de cada provedor.

Melhor Velocidade: Usou-se a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade. Para concorrer ao prêmio, o operador deveria ter, ao menos mil testes de velocidade ao longo de um ano e  registro de testes nos últimos três meses do ano. Em cada região concorrida pelo provedor (nível nacional, estadual e cidades), ele deveria representar, no mínimo, 3% dos testes locais.

Na categoria de "Melhor Velocidade", foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. O download pesou mais por representar melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma  fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos. Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1,respectivamente.

Para garantir que o vencedor a nível estadual tivesse representatividade numérica no estado, o Melhor Plano cruzou os dados da amostra de testes do Minha Conexão com a base de assinantes da Anatel.

Maior Satisfação: Ao utilizar o site Minha Conexão para conferir a velocidade de sua internet, é possível dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste. Sendo assim, a participação nesta categoria levou em conta provedores com pelo menos 30 avaliações na cidade ou estado, além de 3% da amostra de avaliações da região em que estivesse concorrendo.

Para evitar possíveis erros de avaliação e supondo que um mesmo usuário poderia mudar sua nota ao longo do tempo, foi considerada a média das notas de avaliação por endereço eletrônico (avaliação feita por IPs diferentes), na cidade em que o provedor foi avaliado.

Melhor Provedor:  Avaliação feita a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, considerando seu enquadramento em todos os critérios analisados.

Acesse mais detalhes da metodologia completa do prêmio no site.

SOBRE O MELHOR PLANO

Fundado em 2015, o Melhor Plano é uma startup especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil. O site, que tem como missão ajudar os consumidores a tomarem decisões mais assertivas, compara serviços individuais e para família com até 5 linhas, do tipo controle e pós-pago, além de internet banda larga, tv por assinatura, fixo, combos e cartões de crédito. Até o momento, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas por seus comparadores.