04 de maro de 2021
Campo Grande 32º 22º

Treinamento

Deputados aprovam treinamento a pais de recém-nascidos em hospitais

Intenção é que pais sejam orientados sobre como devem agir em caso de emergência com bebês

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que obriga hospitais e maternidades a promover treinamento aos pais de recém-nascidos, em relação aa primeiros socorros. A proposta agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
 
O autor do projeto, Márcio Fernandes (MDB), alega que a intenção é preparar os pais para que estejam capacitados na hora de socorrer seus filhos (recém-nascidos), em casos de emergência, como engasgamentos ou aspiração de corpos estranhos, que podem ocasionar a morte de bebês.
 
“Muitas vezes os pais não tem ideia do que fazer, como proceder para salvar o bebê. Medidas simples podem fazer a diferença em momentos de aflição”, ressaltou. Este treinamento deve ser disponibilizado pelas unidades de saúde antes do recém-nascido ter alta dos hospitais.
 
O projeto ainda prevê que as unidades de saúde precisam informar os pais sobre este treinamento. O autor citou aos colegas que a asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil. Caberá agora ao governador decidir se sanciona ou veta a matéria.