05 de dezembro de 2021
Campo Grande 33º 23º

Geral

Diretor-presidente da Fundtur-MS integra lista dos 100 mais poderosos do Turismo

A- A+

Pelo segundo ano consecutivo o diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), Bruno Wendling, está na lista dos 100 + Poderosos do Turismo, indicado na 11ª edição do prêmio Panrotas Elo - categoria política, pela atuação como gestor público de sucesso do Turismo, na adoção de importantes medidas para minimizar os impactos negativos da pandemia e na retomada do setor.

A lista é elaborada anualmente e tem como objetivo reconhecer quem faz o Turismo acontecer, crescer e evoluir. Segundo os organizadores, a edição buscou inspiração em quem fez a diferença durante a pandemia, indicando caminhos a seguir para uma retomada promissora e segura do setor. Também é a oportunidade para homenagear a história de ícones e referências da indústria, além de registrar a movimentação anual do setor de Viagens e Turismo.

A homenagem aconteceu nesta segunda-feira (18), durante um almoço no Palácio Tangará, em São Paulo e recebeu representantes dos segmentos da aviação nacional, aviação internacional, política, tecnologia, seguro viagem, distribuição, hotelaria, destinos, cruzeiros, mobilidade, parques temáticos, eventos, viagens corporativas e consultoria.

Responsável pelas ações do Turismo no Mato Grosso do Sul, Wendling adotou importantes medidas diante da crise desencadeada durante a pandemia do novo Coronavírus que afetou negativamente todo setor, assim como sua atuação frente ao Fornatur nas ações de enfrentamento à crise e retomada do turismo nacional.

Conforme Wendling, o desempenho das ações para a retomada do turismo foi decisivo para o reconhecimento e premiação. "Estou muito feliz com o reconhecimento e premiação realizada por um dos principais veículos de imprensa especializado no turismo do país, juntamente com a empresa de credibilidade Elo. Fazer parte dessa lista significa que o trabalho desenvolvido no Estado, com o time da Fundação de Turismo e a atuação no Fornatur, juntamente aos secretários, tem surtido resultado, o que contribui bastante para a retomada durante a pandemia, reforça que estamos no caminho certo", ressaltou Wendling.

Conforme o fundador da Panrotas, José Guilherme Condomi Alcorta, a lista reconhece no mercado as pessoas de mais sucesso e que movimentam o Turismo no país.  "A lista é feita especialmente para aqueles que têm o poder de inspirar. Vocês, poderosos, inspiram aqueles que estão ao redor de vocês. Isso é um ponto muito importante. Nós também apostamos nas pessoas que acreditamos que nos próximos anos representarão inovação, mudanças, representatividade e sustentabilidade", afirmou durante o evento.

Ações Turismo MS

Dentre as medidas adotadas, Mato Grosso do Sul deu um importante passo rumo à retomada do Turismo com o Programa Estadual "Incentiva+MS Turismo", que concede apoio financeiro emergencial, no valor de R$ 1 mil, para guias de turismo, microempreendedores individuais e microempresas do setor turístico. De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, os mais de 600 selecionados nesta etapa do programa, começaram a receber as primeiras de seis parcelas do programa. Com a reabertura do processo, a expectativa é contemplar ao menos mais 200 pessoas.

Outra importante ação foi a oferta do curso de capacitação "Experiências Incríveis" do programa Trilhar MS, aos profissionais que atuam no segmento turístico que sentiram negativamente as consequências ocasionadas pela pandemia. O objetivo foi gerar oportunidades e conhecimento para a expansão dos negócios e empresas. O programa apoia o fomento à inovação de produtos e roteiros turísticos sul-mato-grossenses por meio de ações de qualificação, consultoria, descentralização de recursos financeiros e acesso ao mercado.

Nesta edição, foram disponibilizadas 80 vagas distribuídas para as regiões turísticas: Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal, disponibilizadas aos meios de hospedagens, bares, restaurantes e similares, atrativos turísticos, agências receptivas, operadoras de turismo, guias de turismo e organizadoras de eventos.

Outra ação para o crescimento e o desenvolvimento das atividades turísticas, em regime de mútua colaboração com a administração pública, foram para projetos de fomento e apoio a eventos geradores de fluxos turísticos, capacitação e outras ações de promoção e comercialização das regiões turísticas do estado. As medidas fazem parte das políticas públicas da Fundação de Turismo e vêm reforçar o compromisso de apoiar os setores do Turismo, visando acelerar a recuperação do setor de eventos e reduzir os impactos econômicos negativos da Covid-19. No total serão investidos mais 7 milhões em recursos.

Como presidente do Fornatur, em ações conjuntas com as secretarias e órgãos de Turismo dos estados foi possível alcançar resultados importantes no cenário nacional diante da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. "O Fornatur teve um papel muito importante nas ações de enfrentamento à crise e retomada do turismo nacional. Vale destacar nossa influência positiva na criação do selo 'Turismo Responsável Limpo e Seguro' lançado pelo Ministério do Turismo, nosso trabalho em emendas e Medidas Provisórias aprovadas no Congresso e a conquista de 13,5 milhões de reais em verba descentralizada do MTur para ações de retomada do turismo nos estados".

Para mais informações sobre a premiação, acesse: https://bit.ly/3lUSyaP

Raquel dos Passos Fundtur-MS   

Foto: Panrotas

Fonte: Governo MS