26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Dourados

Em poucas horas, ação para recolher lixo eletrônico no centro recebeu quase 1t de materiais

A- A+

Computadores, televisores, notebooks, impressoras, entre outros materiais estão entre os recebidos na “Ação Ambiental Lixo-E Zero”, nesta quinta-feira (27). O projeto desenvolvido pelo Imam (instituto do Meio Ambiente) teve início às 09h da manhã e terminará às 16h, na Praça Antônio João, sendo que terá continuidade nesta sexta-feira (28), no mesmo horário e local. 

Conforme equipe do Imam, por volta das 15h, desta quinta-feira (27), o total de lixo eletrônico recebido chegava em média a 750 kg. A mobilização visa o recebimento deste tipo de produto, devido a ausência de um ponto específico em Dourados para tal descarte. 

A educadora ambiental Deisy Claro, disse que grande quantidade recolhida em poucas horas, mostra a necessidade que a população possui de pontos para o descarte de lixo eletrônico. Ela cita ainda que a ação também é um momento de conscientização sobre como o descarte irregular de resíduos pode afetar os cidadãos. 

“A população entendeu a importância do Lixo-E Zero e também tem comparecido pela oportunidade de descartar itens que muitas vezes estavam guardados sem serventia. A ação também tem sido um momento de conscientização sobre o meio ambiente, com abordagem também a questão da dengue que preocupa, e é ligada ao descarte irregular de resíduos nos terrenos ou quintais”, disse. 

O aposentado Severino Vicente dos Santos, 74, levou à Praça, uma televisão com defeito, a qual guardava por quatro anos. Ele disse que ao saber da coleta optou por levar o item, mesmo que de bicicleta, para não perder a oportunidade de descartar no lugar correto. 

“Eu soube pela televisão que estavam recolhendo e vim jogar a televisão. Temos que fazer nossa parte como cidadão, e por isso pedalei do Água Boa até aqui. Amanhã devo trazer outra televisão estragada de uma irmã”, disse. 

O comerciante Ramão Carlos Freire, 58, descartou na Lixo-E Zero, uma CPU que estava “para lá e para cá no escritório”. Ele cita a necessidade de um ponto para receber esse tipo de lixo na cidade. 

“Já tem uns anos que precisava jogar fora e como não tinha jeito, guardava em um lugar, depois em outro, para não jogar em terrenos por aí, pois sei dos danos. Nossa parte como cidadão é ter essa consciência, mas o poder público precisa fazer a dele de ter pontos na cidade para esse descarte”, destacou. 

A educadora ambiental DeisY Claro dcitou que o Imam irá estrurar em breve pontos de coletas de resíduos eletrônicos na cidade, bem como containers de coleta de outros tipos de resíduo. 

O material recolhido nesses dois dias na Praça, conta com a parceria da empresa Recicle, de Campo Grande, e será descartado de forma legalizada.