10 de abril de 2021
Campo Grande 35º 20º

Encontro nacional discute acesso à informação na Capital

Campo Grande recebe entre os dias 8 e 10 de agosto o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho que terá como tema central a gestão documental como instrumento de acesso à informação. O encontro - organizado pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - vai discutir a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/2011) e a importância de uma administração pública transparente e responsável.

O evento é de graça e aberto para acadêmicos, profissionais da área e servidores públicos. A programação da 8ª edição do Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, que começa esta noite, conta com conferências, painéis temáticos, oficinas de capacitação, lançamento de livro, apresentações culturais e a entrega do Prêmio Memojutra. A premiação reconhece e divulga boas práticas de instituições, cidadãos, magistrados e servidores que estejam contribuindo para a preservação da memória da Justiça do Trabalho e para a modernização e eficiência dos acervos trabalhistas.

Historiadores e juristas conhecidos nacionalmente participam do encontro. Um deles é o membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, Mestre Mauricio Vicente Ferreira Júnior, que também é Diretor do Museu Imperial/IBRAM/MinC. O historiador vai apresentar o programa da UNESCO que, desde 1992, reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional.

Também participam do VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho a Doutora Lúcia Maria Velloso de Oliveira, chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa Rui Barbosa, e o professor do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutor Jorge Christian Fernández, que vai conduzir uma oficina sobre como fazer história oral.

O evento terá ainda a presença do Coordenador Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho - PJe-JT, juiz Fabiano Coelho de Souza, que vai falar sobre a criação e as perspectivas para o futuro do processo eletrônico para a Justiça do Trabalho.

O encontro, que é realizado a cada dois anos, será no edifício sede do TRT/MS, que fica na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, Jardim Veraneio, ao lado do prédio da Justiça Federal, no Parque dos Poderes. Mais informações pelo telefone (67) 3316-1851 ou na internet: http://www.trt24.jus.br/www_trtms/pages/encontroNacional.jsf.