26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Aeroporto

Equipamento pega fogo perto de avião na pista de aeroporto

A- A+

Um equipamento de transporte de bagagens pegou fogo na pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, nesta terça-feira (26). Uma aeronave da companhia aérea Latam, que fazia o voo 3664, de Guarulhos (SP) a BH, estava perto do chamado courier.

As chamas, segundo a empresa aérea, começaram na esteira traseira que fazia o desembarque de bagagens (leia a íntegra da nota da Latam no final desta reportagem). Ninguém ficou ferido. Conforme a TV Globo apurou, os passageiros tiveram que sair às pressas (veja no vídeo abaixo). A BH Airport, que administra o terminal, afirmou que o desembarque foi feito com segurança.

"Os passageiros foram retirados da aeronave em segurança e serão acomodados em outras aeronaves da companhia aérea", disse a concessionária (leia também a íntegra da nota da BH Airport no final desta reportagem). A BH Airport informou que o princípio de incêndio foi registrado às 13h. Segundo a empresa, a ocorrência não trouxe impactos às operações do aeroporto.

Ao G1, a concessionária disse ainda que a equipe do Centro de Operações de Emergência foi acionada e direcionou dois carros de combate a incêndio ao local, controlando o fogo imediatamente.

A Latam disse que não houve chamas no avião. Imagens mostram a fuselagem da aeronave Airbus A320, de prefixo PR-MBA, danificada. O avião partiu de Guarulhos, em São Paulo, com chegada ao terminal mineiro no início da tarde. Ele voltaria para Guarulhos e faria mais quatro rotas nesta terça-feira (26).

De acordo com a BH Airport, as causas do incêndio ainda serão apuradas.

Veja a nota da Latam na íntegra

"A LATAM Airlines Brasil informa que os passageiros do voo LA3664 (São Paulo/Guarulhos – Belo Horizonte/Confins) desembarcaram em total segurança após um princípio de incêndio na esteira traseira que fazia o desembarque das bagagens. O fogo foi rapidamente controlado pelas equipes da LATAM e pela equipe do Centro de Operações de emergência (COE) do aeroporto.

A companhia reforça que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura".

Veja a nota da BH Airport na íntegra

"A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, informa que no início da tarde desta terça-feira (26), por volta das 13 horas, foi registrado um princípio de incêndio em um dos equipamentos que auxilia o transporte de bagagens até a aeronave do voo Latam 3664, que faz a rota Guarulhos (SP) – Belo Horizonte.

A ocorrência não trouxe impactos às operações do Aeroporto.

A equipe do Centro de Operações de Emergência (COE), responsável pela logística de atendimentos de emergência do Aeroporto, foi imediatamente acionada e direcionou dois Carros de Combate a Incêndio (CCI), da equipe de bombeiros de aeródromo para o atendimento. O fogo foi imediatamente controlado.

Os passageiros foram retirados da aeronave em segurança e serão acomodados em outras aeronaves da companhia aérea.

As causas do incêndio ainda serão apuradas".