26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Farmacêuticos realizam ação contra Dengue neste sábado na Capital

A- A+

Neste sábado (19) será o Dia D da Mobilização Nacional chamada "Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti". As farmácias do Estado se tornarão pontos avançados de combate ao Aedes aegypti e cada farmacêutico será um voluntário no combate às três doenças transmitidas pelo vetor, que hoje é o responsável pelo caos na saúde pública: dengue, chikungunya e zika.

Quem procurar um estabelecimento farmacêutico neste sábado será orientado sobre sintomas e prevenção das doenças. O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), que está coordenando as atividades no Estado, disponibilizou materiais informativos para as farmácias.

Entre os materiais, foi disponibilizado um guia do farmacêutico, que traz informações para que os profissionais saibam avaliar e cuidar dos pacientes que apresentarem algum sintoma da doença. "O farmacêutico, em muitos casos, é o primeiro contato do paciente que apresenta o sintoma. Então, nós como agentes de saúde mais próximos da população temos que estar preparados e desenvolver ações de orientação, pois existem medicamentos que não podem ser utilizados em caso das doenças", conta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

O Conselho ainda fará a distribuição dos folders voltados à população no próximo sábado, 19, das 9h às 10h, na praça Ary Coelho. O material traz dicas de prevenção e sintomas, além de várias informações importantes sobre as três doenças.