28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

CORONAVÍRUS

Farmácia de MS é a primeira do Brasil a fazer testes para Covid-19

O teste é feito por agendamento e o resultado sai em cerca de 20 minutos

A- A+

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (28/4), a realização de testes rápidos de anticorpos para o novo coronavírus, em farmácias e drogarias. A primeira farmácia com a aprovação no Brasil é de Campo Grande e já testou mais de 200 pessoas.

“Antes da aprovação da Anvisa, já fazíamos testes sob uma liminar judicial. A gente investiu nessa ferramenta para tentar contribuir de alguma forma com a população que tem dúvidas sobre a contaminação ou receio de se testarem em lugares com aglomeração. Acreditamos que quanto maior o número de pessoas testadas, mais eficiente o controle”, explica a diretora da Ative Pharma, Flávia Buainain.

Do total de testes aplicados, cerca de 10% deram positivo. “Trata-se de uma taxa expressiva. Aqui os farmacêuticos habilitados aplicam o teste com uma pequeno furo no dedo e algumas gotas de sangue. O resultado sai em vinte minutos e, caso positivo, fazemos os encaminhamentos necessários. Estamos ajudando na prevenção da população e o setor público a isolar esses infectados, para não contaminarem um maior número de pessoas”, explica Flávia

O teste rápido para Covid-19 detecta se o paciente teve ou não contato com vírus, por meio da sua resposta imunológica na formação de anticorpos (igG e igM). Ou seja, ele identifica se a pessoa já teve contato com o vírus e criou a imunidade ou se está com o vírus ativo.

A recomendação da Ative Pharma é de que façam o teste as pessoas que tiveram sintomas por sete dias ou aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas. Para agendar o teste os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (67) 9 8403-1171.

“Nosso intuito é ajudar nessa pandemia democratizando o teste rápido, tornando acessível a um maior número de pessoas. Essa legalização da Anvisa ajuda as pessoas a terem maior acesso ao teste”, completa a diretora da farmácia.

Os testes positivos na farmácia são registrados juntos ao Ministério da Saúde. Até o dia 28 de abril, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, 240 pessoas testaram positivo para o Covid-19, no Estado.