26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

NATUREZA

Flamingos criam grupinhos de 'melhores amigos' em meio a bando, aponta estudo

Estudo feito ao longo de 5 anos mostrou laços de amizade duradouros na espécie, que chega se reunir em bandos de milhões de aves.

A- A+

Flamingos são aves que vivem em bandos que podem reunir mais de 1 milhão de indivíduos um tanto quanto parecidos, mas isso não quer dizer que um deles se sente perdido em meio à multidão. É o que aponta um estudo feito ao longo de 5 anos, que indica a formação de pequenos grupos de "melhores amigos" no meio do bando.

Publicado na revista "Behavioral Processes", o estudo acompanhou o comportamento de grupos em cativeiro com até 147 indivíduos, de 4 das 6 espécies de flamingos existentes, ao longo de 5 anos.

As "panelinhas" ou subgrupos formados têm de 2 a 4 indivíduos, entre machos e fêmeas, sem se limitar a casais. Um flamingo tende a conviver com esse mesmo pequeno grupo independentemente de sua saúde. Também foram notados grupinhos que evitaram outros durante o período.

O estudo não observou nenhum flamingo solitário, mas verificou que alguns deles conseguiam circular em mais de um grupinho.

"Parece que, como humanos, os flamingos formam laços sociais por diferentes razões. E o fato de serem laços tão duradouros sugerem que isso é algo importante para a sobrevivência na natureza", afirmou Paul Rose, do Truste de Vida Selvagem e Áreas Alagadas (WWT) da Inglaterra, um dos autores do estudo, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian".

Flamingos parceiros do grupo podem se ajudar a encontrar comida, ficar atentos a predadores ou a perceber quando o bando está se deslocando. Para zoológicos e criadores, o estudo reforça que deve-se evitar separar esses pequenos grupos, e que os bandos devem ter a maior quantidade de indivíduos possível.

"Flamingos têm vida longa, algumas das aves do estudo estão em Slimbridge desde a décade de 1960, e nosso estudo mostra que suas amizades são estáveis ao longo de anos", diz Rose.