25 de novembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

INSETOS

Gafanhotos surgem em massa em duas cidades brasileiras

Hipótese de que pertençam a nuvem que está na Argentina é descartada por pesquisador

Moradores da cidade de Paulista, na Grande Recife (PE), estão intrigados com o aumento expressivo da presença de gafanhotos no município.

Segundo o G1, os insetos apareceram na última 5ª-feira (25.junho). “Por volta de 11h40 a gente começou a perceber pelas paredes das casas, em canteiros e em algumas plantas. Eu moro aqui há cinco anos e nunca vi isso”, relata uma das entrevistas ao site.

Outra cidade a relatar presença dos semelhante também ocorre em Carpina, na Zona da Mata Norte (PE), os bichos invadiram um condomínio e destruíram todas as plantas.

A população local tem receio de que o fato tenha ligação com a nuvem de gafanhotos que apareceu na Argentina. Mas, a hipótese é descartada pelo pesquisador Marco Aurélio, do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especialista em entomologia e combate a pragas.

Na reportagem ao G1, ele explica que: “Esse que está aparecendo aqui tem uma fase gregária, a fase jovem, quando ficam juntos, mas na fase adulta ficam isolados. Eles também não migram. Os da Argentina são gregários na fase adulta, ficam juntos e quando atingem plantações voam bastante, fazem migração e se alimentando de várias culturas”.