15 de abril de 2021
Campo Grande 33º 19º

INDÚSTRIA

"Gás Natural é opção inteligente para desenvolvimento de MS", afirma Sergio Longen

À frente da FIEMS e da Semalo, ele fala sobre vantagens do gás natural para a indústria

O gás natural é uma fonte de energia moderna, que traz muitos benefícios tanto para empresas, indústrias e residências, quanto para o meio ambiente. Ela é utilizada largamente em países de primeiro mundo e, no Brasil, o uso vem crescendo exponencialmente. Hoje seu uso significa mais de 20% da matriz energética no país.

Para o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul - MSGÁS, Rui Pires dos Santos, além de ser promissora e sinônimo de desenvolvimento para o Brasil, sua utilização é, sem dúvida, uma das opções mais inteligentes do ponto de vista ambiental. Ele reduz em mais da metade a emissão de CO2 durante a queima e tem aproveitamento total, emitindo menos poluentes na atmosfera. Além disso, dispensa o uso de caminhões na sua entrega, uma vez que ela é feita por meio de tubos. Uma vantagem tanto no que se diz respeito à poluição quanto para a mobilidade urbana. "Além dos benefícios para o meio ambiente, ele traz praticidade também para as operações. Seu fornecimento é contínuo e feito por meio de tubulações modernas projetadas para esse fim, além disso, por não ter necessidade de armazenamento, não ocupa espaço e traz mais segurança em seu uso", pontua. 

Há mais de duas décadas, Mato Grosso do Sul pode contar com o gás natural para o desenvolvimento do estado.  O responsável pela sua distribuição é a MSGÁS, que hoje atende mais de 460 empresas em todo o MS, dentre eles hospitais, shoppings, lojas e, ainda, 9970 unidades residenciais e 23 indústrias.  

Uma dessas indústrias é a Semalo que, há 26 anos atua no ramo alimentício. Fundada pelo empresário Sérgio Longen, em Campo Grande, ela é atendida em toda a sua operação pelo gás natural da MSGÁS. 

A indústria, que já utilizou GLP e até mesmo lenha em suas operações, hoje faz uso do gás natural. Prática que, segundo Longen, trouxe mais crescimento e qualidade à produção da Semalo. As vantagens, para o empresário que hoje também está à frente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, são diversas. Dentre eles, um dos mais notáveis é a possibilidade de um abastecimento regular, o que possibilita melhorias no produto entregue.  "Esse gás que chega à nossa empresa tem trazido resultados satisfatórios em toda a cadeia. Nós entendemos que cada vez mais a qualidade está sendo colocada em cheque, e é claro que quando você tem uma constância no recebimento desse produto, o resultado final do seu produto é diferente. O gás natural tem feito a diferença,", pontua.

Além de ser um diferencial na Semalo, Longen acredita que a utilização de gás natural por outras empresas e indústrias é um fator definitivo, inclusive, para todo o Estado. "Essa é uma matriz energética de ponta e nós precisamos dela para desenvolver a indústria de Mato Grosso do Sul. Por isso, defendo que o gás natural seja a nossa diferença no desenvolvimento da indústria do MS", afirma.

A MSGÁS atende as mais importantes empresas, indústrias e empreendimentos de Mato Grosso do Sul, contabilizando hoje mais de 10.660 clientes.