25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Brasil

Haitianos recebem auxílio dos Fuzileiros Navais após furacão Matthew

A- A+

Uma mobilização para prestar ajuda humanitária à população do Haiti teve início por parte do grupamento operativo de fuzileiros navais do Brasil. A iniciativa acontece em função da passagem do furacão Matthew pelo país. O grupo já estava situado na região para missão de estabilização da paz.

A tempestade, que chegou no dia 4 de outubro com ventos de aproximadamente 230 quilômetros por hora, afetou com mais intensidade o sul do país haitiano. Nas cidades de Les Cayes e Jeremy, o desastre natural causou inundações, desabamentos e queda de árvores, deixando várias famílias desabrigadas.

Estabelecidos na capital Porto Príncipe, os fuzileiros navais participantes da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti receberam orientações para se encaminharem até a região mais atingida.

Em parceria com a Companhia de Engenharia do Exército Brasileiro, a tropa de Fuzileiros Navais já chegou às cidades mais afetadas como Petit Goave, onde a ponte que dá acesso ao sul do país foi danificada. Eles trabalham intensamente na ajuda humanitária e no controle da população local.