26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

DOARES DE SANGUE

Hemosul de Três Lagoas pede doação de moradores para o "Junho Vermelho"

A- A+

Ontem (14.jun.2021) foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o Hemosul, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Três Lagoas, contou com programação especial visando estimular os doadores de sangue à passaram pelo local, diante do mês considerado como o de maior escassez nos estoques de sangue, tanto por ser um período frio quanto pela própria pandemia.

Batizada como"Junho Vermelho", a campanha é uma iniciativa do movimento "Eu Dou Sangue", que foi criado em 2011. Karine Barros Preza é coordenadora do Hemosul de Três Lagoas e explica que, por conta da Pandemia da Covid-19 não foi realizada nenhuma ação específica, como era feito anteriormente.

" Dentro dos protocolos de biossegurança, oferecemos aos doadores um café da manhã especial e alguns brindes, para agradecer pela doação no Dia Mundial do doador de sangue", ressaltou.

QUEDA NAS DOAÇÕES

As quedas significativas não são exclusivas da cidade de Três Lagoas, pois diversos fatores - infelizmente - contribuem para o baixo desempenho na coleta. Hoje a pandemia também influencia as pessoas a ficarem em casa, mas o mês já é conhecido por ser caracteristicamente frio e também coincide com as férias escolares, onde as famílias optam por viajar. 

De acordo com a prefeitura de Três Lagoas, no município a média na queda de doação de sangue é de 25% neste período,  se comparado com os demais meses. Karine Barros destaca que neste mês geralmente não só as baixas temperaturas influenciam diretamente mas, por conta do frio, as pessoas ficam mais resfriadas, gripadas ou contraem outras doenças respiratórias que impossibilitam a doação.

Para quem mora em Três Lagoas, o Hemosul fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, e segue com atendimento das 7h às 12h, de segunda à sexta, e aos sábados das 7h às 11h. Quem tiver interesse em doar, precisa antes agendar o atendimento, além de estar em conformidade com os seguintes requisitos:

 

  • Estar em bom estado de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e os formulários de autorização preenchido por um responsável;
  • Pesar no mínimo 55 kg;
  • Estar descansado(a) e alimentado(a);
  • Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;
  • Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;

Para fazer sua doação é necessário agendar o atendimento e atender aos requisitos que seguem abaixo, para mais informações ligar telefone 3522-7959

 

Na Capital, o Hemosul fica localizado na região central, Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304. Informações pelo telefone (67) 3312-1500.