25 de novembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

SAÚDE

Hemosul está zerado e precisa urgente de sangue O positivo e O negativo

Devido a pandemia da Covid-19 o Hemosul implantou a doação por agendamento

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul entrou em estado absoluto de emergência para os tipos de sangue O negativo e O positivo, e convoca os doadores para ajudarem na reposição dos estoques que estão quase zerados, em 5% e 10%, respectivamente.

Com a ocorrência de chuvas e baixas temperaturas no Estado o número de doadores cai bastante, porém a demanda nos hospitais continua independente do clima. “Precisamos de um número adequado de doadores diariamente. A dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”, explica Marli Vavas, coordenadora do Hemosul.

Devido a pandemia da Covid-19 o Hemosul implantou a doação por agendamento como mais uma opção para estimular a população. Porém a instituição continua recepcionando, com todos os cuidados necessários, aqueles que comparecem de maneira espontânea, pois cada bolsa de sangue coletada representa vidas que serão salvas.

O voluntário precisa apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Caso o doador tenha entre 16 e 17 anos, precisa estar acompanhado de um responsável legal.

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Correa da Costa na Capital. Para informações ou agendamentos o Hemocentro coordenador disponibiliza os números (67) 99298-6316, (67) 3312-1516 ou (67) 3312-1529. Telefones e endereços das unidades do interior do Estado podem ser conferidas AQUI