27 de novembro de 2020
Campo Grande 35º 23º

Covid-19

Infectada com covid-19, criança deixa UTI após 40 dias e reencontra os pais

A ansiedade tomou conta de Rubia, que não conteve as lágrimas ao ver a família

Pais e filha puderam se reencontrar nesta segunda-feira (29) após 40 dias separados. Núbia dos Santos Sousa, de 10 anos, ficou internada na UTI pediátrica Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, no oeste do Pará, após ser diagnosticada como a Covid-19. As informações são do G1

A menina deu entrada no HRBA no dia 21 de maio com quadro clínico grave, precisando, inclusive, de uso de oxigênio. Ainda segundo o site, a menina foi a primeira paciente infantil do hospital confirmada para a covid-19, e também se tornou a primeira criança a se recuperar da doença e receber alta.

Durante todo o período que esteve internada, a menina não teve contato com os pais. A internet foi primordial para amenizar a saudade e diminuir a distância.

Na saída da unidade hospitalar, os pais, acompanhados de outros familiares, esperavam ansiosos para ver a filha novamente. A ansiedade tomou conta de Rubia, que não conteve as lágrimas ao ver a família.

Vestida com a roupa da super-heroína Mulher-Maravilha, Núbia representou a luta, coragem e força nessa fase tão difícil da vida. “É uma emoção muito grande. Tivemos sempre muita preocupação, mas estávamos confiantes em Deus. Tive fé também no trabalho dos profissionais", disse emocionada a mãe, Norma dos Santos Sousa.

A criança recebeu cuidados da equipe multiprofissional, mas desde os três meses de idade já luta contra uma doença pulmonar crônica. Ela possui asma e já precisou fazer tratamento contra tuberculose.