28 de novembro de 2020
Campo Grande 36º 23º

CAMPO GRANDE

Lei 'dos Cuidados com a Voz' passa por 2ª votação nesta 5ªfeira

Institui Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, a ser celebrado anualmente no dia 16 de abril

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, na sessão de ontem, terça-feira (23.junho), em primeira discussão, o projeto Projeto de Lei 9.677/20, dos vereadores João César Mattogrosso e Pastor Jeremias Flores, que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, a ser celebrado anualmente no dia 16 de abril. A proposta passará por segunda votação nesta 5ª-feira (25.junho).

Cerca de 10 mil casos de câncer de laringe por ano são diagnosticados no Brasil, pesando ainda o fato diversos estudos acadêmicos apontarem que mais de 60% dos pesquisados profissionais de educação desenvolveram distúrbios vocais de ordem ocupacional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Segundo o projeto de lei, caso seja aprovada, caberá ao Poder Executivo Municipal organizar a programação pertinente ao evento em questão, podendo, efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

A semana que compreende o dia 16 de abril vem sendo comemorado no Brasil desde 1999, com intuito de levar ao público maiores esclarecimentos a respeito da correta utilização da função vocal, estimulando hábitos saudáveis e de prevenção de distúrbios vocais