19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

CLIMA

Meteorologia indica janeiro chuvoso e temperatura média de 35°C em MS

Feliz Ano Novo! Confira como ficará o tempo no primeiro dia de 2020

A- A+

Janeiro, o primeiro mês de 2020 promete muito sol e calor acima da média em Mato Grosso do Sul. Análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica como ficará o tempo durante todo o mês de janeiro no Estado. Campo Grande amanheceu com céu aberto e temperatura de 22ºC. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) a tarde terá de pancadas isoladas e trovoadas.

Dados do Inmet indicam que o volume de chuvas esperado para Estado durante o mês de janeiro varia entre 175 a 200 milímetros com os maiores acumulados nas regiões norte e bolsão.

Em Dourados, Corumbá e Ponta Porã essa quarta-feira será de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.As temperatura média nos municípios ficara entre 23ºC e 35°C.

O mapa de anomalia de precipitação prevista pelo modelo internacional Climate Prediction Center (CFSv2/NOAA) mostra que em janeiro as chuvas poderão se encontrar dentro da média em grande parte do Estado (coloração branca).

Já os municípios da região leste, parte da região sudoeste e norte do Estado poderão ter chuvas ligeiramente acima da média em até 30 milímetros (coloração em verde do mapa). Enquanto a região do extremo oeste, poderá ter chuvas ligeiramente abaixo da média em até 20 milímetros.

TEMPERATURA 

Quanto ao calor, os dados de climatologia do Inmet, indicam que as temperaturas durante o mês de janeiro em Mato Grosso do Sul podem ter variação média de 22°C a 35°C, sendo a região pantaneira a mais quente.

O mapa de anomalia de temperatura também prevista pelo modelo internacional, mostra que as temperaturas poderão permanecer dentro da média em grande parte do Estado (coloração branca). Exceto nas regiões noroeste e central, onde poderão registrar temperaturas de até 1,5°C abaixo da média prevista para o mês (coloração azul).