26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

CLIMA

MS registra maior calor desde 1973. A chuva ainda vai demorar

O calor castiga os brasileiros, e no Centro-Oeste, no vizinho (MT), os termômetros registraram sensação térmica de 52°C

A- A+

Para este primeiro dia de outubro, a previsão do tempo é de predomínio de sol com tempo claro em todas as regiões. A umidade relativa do ar deve variar entre 45% a 10% em Mato Grosso do Sul ao longo do dia. Vento fraco a moderado em todas as regiões com rajadas. As temperaturas podem registrar mínima de 23°C e máxima de 41°C. A Capital pode ter variação de 24°C a 40°C; Campo Grande amanheceu novamente encoberta de fumaça devido a várias queimadas.

O MS Notícias registou na noite de ontem um terreno baldio em chamas na região do bairro Nova Lima. O fogo consumiu uma área equivalente a dois campos de futebol.

Apesar do desejo de que chova, não há quaisquer previsões que indicam chuvas nos próximos dez dias.

O calor castiga os brasileiros, e no Centro-Oeste, no vizinho (MT), os termômetros registraram sensação térmica de 52°C. 

Ontem (30.set.2020), MS registrou as temperaturas mais altas do Estado desde 1973. Segundo o meteorologista Natálio Abraão, Coxim, Três Lagoas e Água Clara tiveram temperaturas de 44,1°C com sensação térmica de 52°C ontem. Em alguns setores de Mato Grosso do Sul a umidade relativa do ar chegou a 8%.

Nestas condições é preciso redobrar atenção com idosos e crianças, pois a baixa umidade relativa do ar pode ser prejudicial à saúde. Entre as recomendações estão: ingerir bastante líquido, fazer refeições leves, evitar a pratica de atividades físicas, evite exposição ao sol, usar hidratantes corporais e labiais, umidificar ambientes, entre outros. Não atear fogo em lixos ou terrenos baldios, e não jogar bitucas de cigarro na natureza fazem parte dos cuidados essenciais nesse período.

A chuva, segundo estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), deve ocorrer no período entre 11 a 14 de outubro, com volume estimado de até 20 milímetros. Porém até lá, o tempo permanece firme, seco e com temperaturas elevadas.