25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

SAÚDE DA COLUNA

O que é sacroileíte? Veja sintomas e quem pode ter

Fisioterapeuta revela as possíveis causas e como tratar a dor nas costa

A- A+

Sabe aquela famosa dor nas costas, que muitas vezes desce para as nádegas ou para o posterior da coxa que facilmente pode ser confundida como uma dor lombar? Isso pode ser sacroileíte.

Trata-se de uma patologia causada pela inflamação das articulações sacroilíacas, que une o osso do sacro (base da coluna vertebral) ao nosso quadril. Pode gerar grande desconforto e dor ao se movimentar ou até mesmo quando a pessoa está parada.


O que causa sacroileíte?

Doenças inflamatórias: alguns tipos de doenças inflamatórias articulares como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática promovem inflamação das articulações sacroilíacas;

Trauma: fraturas da pelve (geralmente por traumatismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou queda de altura) podem danificar as articulações sacroilíacas;

Gravidez: as articulações sacroilíacas podem afrouxar e se acomodar à medida que cresce o bebê. Além disso, o aumento de peso da gestante associado à mudança da postura e da marcha podem sobrecarregar as articulações;

Infecção: casos raros de infecção podem lesar as articulações sacroilíacas.

O sintoma mais comum é dor lombar baixa e dor nas nádegas, acompanhando de sensação de enrijecimento da região lombar. Além disso, pode haver irradiação para as pernas (lombociatalgia), semelhante ao observado em compressões nervosas, como na hérnia de disco lombar.
 

A dor pode aparecer mesmo em repouso, tipicamente à noite, porém pode ser agravada por: Ficar muito tempo na mesma posição; Correr; Subir escadas; Carregar peso; Esforços físicos em geral.

E como deve ser feito o tratamento, se ao menor sinal de movimento, a dor aumenta?


Segundo o Glauber Andrade Fisioterapeuta especializado , cada caso requer uma avaliação específica:

"Métodos mecânicos, terapia manual e exercícios são fundamentais. É preciso mesclar momentos de repouso com atividade física e fisioterapia. Movimentar a região de maneira correta, de modo a melhorar inclusive os padrões de movimento, é o principal tratamento".

"A fisioterapia nesse caso é de extrema importância, pois é uma alternativa que promove a correção da postura, o fortalecimento e o alongamento que as nossas articulações precisam, sendo realizada de uma maneira supervisionada, orientada, com cautela e claro, com um profissional de confiança".