26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

CRIME

Operação Luz da Infância cumpre mandados em três cidades de MS

A- A+

Pelo menos três municípios de Mato Grosso do Sul são alvos da quarta fase da Operação Luz da Infância, que investiga casos relacionados à pornografia infantil.

Equipes da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), em Campo Grande já identificaram informativos coletados em plataformas virtuais, que apresentavam indícios de autoria de crimes relacionados a abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Além da Capital, a operação está sendo realizada nos municípios de Dourados e Três Lagoas.

De acordo com informações, em Dourados devem ser cumpridos dois dos seis mandados. Um deles já se sabe que é no bairro João Paulo II. Assim como nas demais cidades citadas, os pedidos de busca e apreensão foram expedidos por juízes locais.

Cinco pessoas foram presas em Mato Grosso. Polícias civis de demais estados brasileiros, e do Distrito Federal deflagraram hoje, a Operação Luz na Infância 4. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a meta é identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

Por meio de nota, o ministério informou que estão sendo cumpridos 266 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados aos crimes de exploração sexual.

Em vários locais, estão sendo efetuadas prisões em flagrante pelo armazenamento de conteúdo ilícito. Mais de 1.500 policiais foram mobilizados. Os alvos foram identificados pela equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas, com base em informações coletadas em ambiente digital.