19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

BARREIRAS DO ENSINO

Pesquisa mostra que redes socias atrapalham mais o EAD que problemas de conexão

Embate entre "voltas às aulas" e "adoção do EAD" segue, deixando a qualidade do ensino em segundo plano

A- A+

Entre as atividades realizadas de maneira remota, o estudo deveria ser uma das mais adaptadas à modalidade "à distância", mas, mesmo diante dos avanços tecnológicos e diversas plataformas, novos desafios e necessidades de adequação foram tomando conta cada vez mais do espaço do debate, o que deixa a qualidade do ensino em segundo plano. Já com um ano de pandemia, as salas de aula seguem vazias e as perspectivas com o ensino seguem apegadas à modelos antigos que não cabem na realidade atual.

Ao invés de incentivo à migração para a modalidade EAD, diante da pandemia, os poderes que decidem sobre a educação nos níveis Federal, Estadual e Municipal tem feito a manutenção improvisada do estudo, sempre com planos para um possível retorno às aulas presenciais, sem uma entrega profunda à uma adaptação frente ao distanciamento necessário.

Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Luciano Sathler explicou houve uma aceleração no de migração do presencial para o virtual por conta da pandemia, mas que, com a emergência da situação, o EAD não foi disseminado de forma correta, sem a preparação tanto dos alunos quanto dos professores para o ensino.

No embate entre "retorno às aulas" e "entrega ao EAD", os poderes se chocam com as diferentes realidades sociais. Não dá para mandar todas as crianças para casa, pois muitas não têm a plataforma tecnológica necessária (computadores, smartphones) para acesso do conteúdo, quando há na casa uma conexão de internet.

“Em outras palavras, o design tradicional das relações de ensino-aprendizagem presenciais e a abordagem desumanizante e tecnicista da maioria dos modelos de EAD hoje praticados não nos serve mais nesta época em que imaginação, cuidado e consciência são necessários para resolver os grandes problemas do mundo. Não há melhor momento de mudar isso do que na resposta ainda emergente à pandemia atual”, ressalta Luciano.

Com a nítida ausência do ritmo presencial, professores tentam compensar essa "falta" com uma quantidade maior de trabalhos e provas no virtual.

Tendo em vista que, estudos recentes de 2021 apontaram que crianças apresentam carga viral de coronavírus semelhante à dos adultos, a discussão não se trata sobre "quando as aulas voltarão na pandemia?" e sim "como iremos adaptar as aulas à pandemia?".

Entregues à Comissão de Educação da Câmara, os resultados do estudo coordenado pelo Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo, apontam que, segundo a coordenadora Ethel Maciel, o lockdown com escolas fechadas é o meio mais eficiente de conter o avanço da pandemia, afirmou a cientista ao portal UOL.

Dados atualizados em março de 2021 mostram que, após o início da pandemia, o número de matrículas para cursos online subiu em mais de 400% ao redor do mundo, chegando a 95% no Brasil, de acordo com o estudo feito pela Udemy.

DADOS LOCAIS

Entre seus leitores, o MS Notícias buscou medir como a população de Campo Grande tem lidado com a modalidade EAD na Capital. Apurada a opinião de mais de 200 pessoas, as respostas foram:

-Quanto à pontualidade para início das aulas
R: 69% disse que sempre se atrasa, enquanto 31% apontou "Jamais" como resposta.

- Sobre a dificuldade de concentração
R: 79% (entre 207 entrevistados) relataram ter muita dificuldade para se concentrar. Apenas 21% sinalizou ter "nenhuma dificuldade".

- Quando questionados sobre problemas de conexão com a internet durante a aula
R: 79% disse enfrentar esses problemas com frequência e 21% alegou nunca sofrer desse mal.

- Quando questionados sobre se acessam as redes sociais durante a aula
R: 86% (entre 186 pessoas) responderam "óbvio que sim", enquanto apenas 14% disse que "jamais" acessam durante a aula EAD.

- Dos entrevistados, 179 foram questionados sobre as dificuldades de ajudar as crianças com as aulas remotas
R: 60% disse que é muito difícil, enquanto 40% respondeu que nunca teve problema.

Diante dessas respostas, Artur Grinder ainda destacou que o: "ensino público estadual oferece apostilas mal elaboradas pelos professores".

OUTROS PROBLEMAS

Claro que passar o dia inteiro mexendo no computador ou celular afeta, não só a saúde física, mas também mental. De acordo com o psicólogo José Geraldo Ferreira, tanto o trabalho quanto o estudo podem ser afetados pela nova rotina. Mesmo se não fosse a pandemia, a sociedade se enveredaria por esses caminhos, tendo em vista o avanço tecnológico. A pergunta não é se o EAD será o futuro da educação e sim, "quando a modalidade do EAD será uma realidade acessível para toda a população?".