26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

GRÁFICOS CONTAMINADOS

Pesquisa que seria sobre vírus acaba virando 'palanque' eleitoral em MS

Impacto do vírus acaba virando mostra de intenção eleitoral em Corumbá

A- A+

Uma das mais antigas e respeitadas empresas de pesquisas de opinião pública em Mato Grosso do Sul, o Ipems, forneceu esta semana uma excelente matéria-prima para quem põe em dúvida a produção de seus resultados. Entrevistadores do instituto viajaram até Corumbá, na fronteira com a Bolívia, para consultar a população sobre impactos sociais e econômicos da pandemia do Covid-19, mas a viagem trouxe uma amostragem sobre as intenções de votos dos eleitores corumbaenses com larga vantagem para o prefeito Marcelo Iunes (PSDB), que quer se reeleger.

Quem presta as informações sobre os objetivos da pesquisa é o próprio diretor-técnico do Ipems, Gian Sandim. Em um vídeo gravado sobre a ponte de Porto Morrinho, ao  regressar de Corumbá, Sandim é claro e enfático: “Concluímos mais um trabalho de pesquisa de opinião em meio a essa pandemia do coronavírus. Eu estou aqui nesse cartão postal corumbaense, realizamos esse trabalho aqui na Cidade Branca, Corumbá, Mato Grosso do Sul, medindo os impactos sociais e econômicos que a pandemia trouxe”, proclama.

Em seguida, o diretor do Ipems acrescenta: “Sabemos que com os resultados obtidos nessa pesquisa nós podemos direcionar (...) o
melhor caminho para as autoridades sanitárias tomarem as melhores medidas. Nós, do Ipems, apoiamos as medidas de prevenção contra o coronavírus. Eu, Jean Sandim, diretor-técnico do Ipems, acredito que, juntos, sairemos mais fortes dessa crise tão difícil”. Adversários de Iunes estão disseminando o vídeo nas redes sociais. Levantam dúvidas sobre a isenção da pesquisa e divulgam nota de empenho da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, no valor de R$ 48 mil, em favor do jornal que publicou a pesquisa e tem contrato com a Prefeitura. De acordo com o Ipems, a pesquisa (Registro MS 09511/2020 e 5,66% de margem de erro) aconteceu de oito a 10 deste mês com 300 eleitores corumbaenses. Em uma das simulações Iunes tem 43,27% e o ex-prefeito Paulo Duarte (MDB), seu principal rival, 24,75%. Outros nomes citados nesta simulação aparecem assim: vereador Dr. Gabriel (PSD), com 14,68%, e Elano de Almeida (PSL), com 6,92%. Os que não sabem, não responderam, brancos e nulos somaram 10,38%.

VEJA O VÍDEO 

Na espontânea, o Ipem mostra Iunes com 11,90% das intenções de votos, Duarte 4,68%, Elano 0,89%, Dr Gabriel 0,65%, deputada federal Bia Cavassa (PSDB) 0,33%, vereador Chicão Viana 0,33% e indecisos 81,43%.

Na consulta estimulada, mais vantagem para Iunes, que vem de 48,27% sobre os 27,62% de Duarte, 16,38% de Dr Gabriel e 7,73% de Elano. Mais um presente do Ipems para Iunes está na avaliação de desempenho: nada menos que 59,65% consideram “ótima” ou “boa” a gestão do prefeito e só 6,70% a classificam “ruim” ou “péssima”, com 29,32% que afirmam ser regular. O mais estranho, no entanto, é que no vídeo gravado na ponte sobre o Rio Paraguai, o diretor-técnico do Ipems nada comentou sobre a pesquisa de intenções de voto.

DISPARIDADE

As suspeitas que são lançadas na direção da amostragem do Ipems se agigantam quando se comparam os resultados com a pesquisa da Ranking realizada em período semelhante. O levantamento aponta para uma disputa polarizada entre o gestor tucano e o emedebista. Dos quatro cenários simulados, em dois deles é Duarte quem está na dianteira e Iunes em outros dois, mas todas as diferenças pontuadas dentro da margem do empate técnico.

Em um cenário simulado pela Ranking Comunicação e Pesquisas com a consulta para respostas espontâneas, 15,25% dos eleitores declararam que pretendem votar em Iunes e 12,75% em Duarte. A pesquisa foi feita nos dias 7, 8 e 9 deste mês, com 400 eleitores corumbaenses, e tem o registro MS-02455/2020 na Justiça Eleitoral. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4.85%, para mais ou para menos.

No outro cenário, com quatro candidaturas e para respostas espontâneas, a vantagem de Iunes (32,25%) sobre Duarte (30,50%) está a menos de dois pontos, com Dr Gabriel (8%) em terceiro e Elano (5,75%) em quarto. Na estimulada, com três candidaturas, Duarte tem a liderança, com 37%. Iunes é o segundo com 35,75% e Elano o terceiro, com 8,25%. Em outro cenário, considerando apenas dois concorrentes, Duarte pontua 40,25% e Iunes logo atrás com 38,50%. Iunes – alvo de várias denúncias de corrupção e confessadamente protagonista de ações para favorecer familiares – lidera o ranking dos candidatos com maior rejeição: 15,25% dos entrevistados afirmaram não ter intenção de votar nele. Duarte é o segundo, com 10,25%, tecnicamente empatado com Elano (9,75%) e Dr Gabriel (8%).