26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

DESAPARECIDOS | INTERNACIONAL

PF tem impedido que advogada de indigenista sumido acompanhe a investigação, diz Univaja

Advogado da ONG, Eliésio Marubo fez apelo para que OAB garanta o direito da profissional que acompanha o caso para a família de Bruno Pereira

A- A+

O assessor jurídico da Unijava, Eliésio Marubo, afirmou na tarde desta segunda-feira que a advogada da família do indigenista Bruno Pereira, desparecido junto com o jornalista inglês Dom Phillips, tem sido impedida de acompanhar a investigação do caso pelas autoridades policiais.

— Queria fazer uma convocatória para a OAB porque a advogada da família, a doutora Carolina Santana, tem sido impedida na realização do seu trabalho. A sua prerrogativa tem sido cassada por parte da autoridade policial, sobretudo da Polícia Federal, que não tem concedido em favor da família do nosso amigo Bruno o acesso à toda a informação que tem sido coletada — disse o advogado representante da ONG.

O representante da Univaja afirmou ainda que não foram encontradas vísceras, mas um material genético que, a pedido das autoridades policiais, ele não poderia revelar exatamente o que era. Esse material foi coletado e enviado para Brasília para ser periciado.

— Acredito que é possível encontrá-los com vivo. Bruno Pereira já caminhou no mato conosco durante muito tempo. Só vamos desacreditar quando encontrarmos indícios disso — afirmou Marubo, que acredita estar perto do fim das buscas. — Nosso efetivo tem aumentado com mais indígenas se voluntariando. Conhecemos muito bem a região e estamos reduzindo a área cada vez mais.

O Globo procurou a PF sobre as críticas e aguarda um posicionamento da instituição.

A Polícia federal informou na noite desta segunda-feira que não encontrou qualquer novo indício sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, desaparecidos na região do Vale do Javari há oito dias. No domingo, o Corpo de Bombeiros do Amazonas havia encontrado uma mochila e um par de sandálias na área de busca.

Segundo a nota, sobre "o material orgânico aparentemente humano e as amostras de sangue anteriormente coletados", a entidade informou que "a perícia está sendo realizada e o resultado deverá sair no decorrer dessa semana". Ainda na nota, a entidade informou que, "além dos esforços concentrados no referido local, as buscas continuaram em outras áreas do Rio Itaquaí".

O desaparecimento da dupla foi alertado pela Univaja na segunda-feira, dia 6. O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo. Uma testemunha-chave afirmou ter visto Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, suspeito de envolvimento no desaparecimento da dupla, carregar uma espingarda e fazer um cinto de munições pouco depois que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips deixaram a comunidade de São Rafael com destino à Atalaia do Norte, na manhã do domingo, dia 5, data em que foram vistos pela última vez.

FONTE: O GLOBO