MS Notícias

domingo, 31 de maio de 2020

MEIO AMBIENTE

Projeto cria drones para reflorestar áreas desmatadas

professores da Universidade Federal de Rondonópolis projetaram um drone gigante para realizar o reflorestamento de aéreas ambientais prejudicadas.

Por: G131/03/2020 às 13:39
ComentarCompartilhar
Construção do droneConstrução do droneFoto: Normandes Silva/ Arquivo pessoal

 

Uma empresa espanhola está utilizando drones para realizar o reflorestamento de aérea desmatadas ou prejudicadas ambientalmente. O projeto Dronecoria, da Aeracoop, permite que a ferramenta conduzida por controle remoto despeje sementes em locais degradados.

O Dronecoria surgiu na Espanha mas já possui parceiros em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde foi construído um drone gigante em madeira compensada e com 1,5 metros de diâmetro e seis motores, o primeiro construído na América Latina e único em atuação na América do Sul.

No Brasil o projeto é tocado por um grupo de professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Segundo informações do biólogo Normandes Matos da Silva, o projeto tem enfoque na recuperação de aéreas que sofreram com degradação.

Normandes disse em entrevista ao G1 que o funcionamento do drone ainda está em fase de testes. O professor afirma que estava em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar o reflorestamento em aéreas desmatadas pertencentes ao Instituto, porém com a crise do novo coronavírus no Brasil as reuniões tiveram que ser adiadas por tempo indeterminado.

Até o momento, a ferramenta está em atuação somente no campus da UFR. Normandes acredita que futuramente o campo de pesquisa possa iniciar a construção de outros protótipos do tipo para a comercialização.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma