26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

NASCIMENTO DE MS

Projeto faz vídeos sobre histórias curiosas e personalidades importantes de MS

A primeira série de vídeos, publicada no perfil oficial do projeto no Instagram, traz a trajetória de Jan Antonín Bata

A- A+

Em homenagem ao aniversário de Mato Grosso do Sul, celebrado neste domingo, 11 de outubro, o projeto Mídia Ciência, lançou uma série especial de vídeos sobre histórias curiosas e personalidades que foram importantes para a construção socioeconômica e cultural do Estado.

A primeira série de vídeos, publicada no perfil oficial do projeto no Instagram, traz a trajetória de Jan Antonín Bata, poderoso empresário da Tchecoslováquia, país da Europa Central, que veio para Mato Grosso do Sul no começo do século 20. Na época, Bata atuava no ramo dos calçados e era proprietário da sexta maior empresa do mundo. No Estado, ele chegou com ideias inovadoras, inclusive, com a proposta de construir cidades planejadas. Duas saíram do papel, Bataguassu e Batayporã.

De acordo com o coordenador do projeto Mídia Ciência, André Mazini, a série de vídeos busca popularizar diversas pesquisas realizadas em universidades do Estado sobre história regional, como é o caso da importância da imigração tcheca para Mato Grosso do Sul. “Nessa série vamos abordar alguns acontecimentos e personagens muito interessantes, mas ainda não muito conhecidos em todo o Estado, como os poderosos tchecos que instalaram duas cidades no Estado, a história da ex-escrava que construiu uma comunidade livre em Campo Grande, a caça aos diamantes na região de Rochedo, entre outros”, explica.

Os vídeos serão publicados sempre às quartas-feiras, pelo perfil @midiaciencia no Instagram e no Facebook. “O principal objetivo do projeto Mídia Ciência é popularizar o que se produz de melhor nas nossas universidades e instituições de pesquisa”, frisa.

MÍDIA CIÊNCIA

O projeto Mídia Ciência de Jornalismo Científico é uma realização da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).