01 de outubro de 2020
Campo Grande 41º 22º

Ovinocultura

Projeto que institui o Dia Nacional da Ovinocultura está na pauta do Plenário

O Plenário do Senado deve analisar o projeto de Lei (PL) 3.527/2019, que institui o Dia Nacional da Ovinocultura, que é a criação de carneiros e ovelhas.

De autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS), o texto determina que o dia 19 de janeiro, data da fundação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), seja reservado para a comemoração.

Se aprovado, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.

A Comissão de Educação (CE) já aprovou relatório favorável, do senador Lasier Martins (Podemos-RS). Para o relator, a criação da data comemorativa oferecerá a oportunidade de se discutir e conscientizar sobre a atividade, os benefícios da ovinocultura, assim como poderá estimular o consumo de produtos oriundos dessa atividade, o que fomentará a economia, contribuindo para a inclusão social.

"Trata-se de uma atividade da mais profunda importância para o nosso país, tanto da perspectiva econômica, quanto da perspectiva cultural e da identidade nacional.

O projeto em análise tem como objetivo alertar a população brasileira para os substanciais benefícios da ovinocultura, difundir sua prática e estimular o consumo de produtos oriundos de sua produção, reconhecidos por sua alta qualidade", afirmou Lasier no relatório.

De acordo com o projeto, o poder público deverá promover campanhas junto à população sobre a importância e os benefícios da criação de ovelhas.

Os ovinocultores produzem carne de carneiro e ovelha, e de leite e laticínios, além de couro e lã desses animais.