28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

SAÚDE

Saiba como higienizar corretamente os alimentos

Prática pode evitar a contaminação do novo coronavírus

A- A+

Higienizar frutas, legumes e verduras antes de consumi-los deveria ser mais que um hábito, mas uma obrigação, pois com isso, garante-se que os alimentos fiquem livres de microrganismos prejudiciais à nossa saúde, além de contribuir com a durabilidade do produto e do ganho de tempo na hora do preparo.

E agora, com a pandemia da Covid-19, esse dever de casa precisa ser redobrado, visto que a limpeza correta dos alimentos que consumimos pode evitar a contaminação pelo novo coronavírus, caso tenham sido manuseados por alguém infectado.

De qualquer maneira, a correta higienização só traz benefícios para você e sua saúde. Por isso, vale à pena conferir as dicas da Unimed Campo Grande.

Confira!

1. Primeiro, higienize as mãos com sabonete líquido. Esfregue inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.

2. Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente.

3. Em vasilha adequada, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante.

4. Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.

5. Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.

6. Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade.