26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

CLIMA

Sem chuva; sol continua intenso em MS, calor de 38°C para cima

As temperaturas chegam a causar dificuldades para se dormir em várias cidades do Estado

A- A+

O estado de Mato Grosso do Sul vem sendo uma das regiões mais quentes e mais secas do país desde o dia 7 de março. Com temperatura em torno dos 39°C, Corumbá, na fronteira com a Bolívia, tem ficado entre os 5 locais mais quentes do Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça-feira, Corumbá registrou 38,2°C e foi a maior temperatura no estado e uma das 10 maiores no país. Na capital, Campo Grande, a temperatura chegou aos 33,5°C, hoje (12, março) os termômetros em Campo Grande alcançam os 32°C.  

Além de muito quente, o estado de Mato Grosso do Sul também tem tido dias bastante secos, o que dá asenssação de muito mais calor do que realmente está, com níveis de umidade próximos dos 20%. Na terça-feira, o Inmet registrou 22% em Amambai e 25% em Dourados e em Sete Quedas. Em Campo Grande, teve nível mínimo de umidade no ar em 24%.

QUARTA-FEIRA QUENTE E SECA

O sol forte, o tempo seco e quente ainda predominam sobre o Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, 11 de março. A baixa umidade do ar inibe o crescimento de grandes nuvens e não há previsão de chuva no estado.

A população vai continuar sentindo bastante calor, com temperaturas entre 34°C e 39°C à tarde. Nas horas mais quentes do dia, o nível de umidade no ar volta a ficar próximo dos 20%.

ATENÇÃO COM A SECURA DO AR

Procure hidratar-se mais nos dias secos tomando mais água ou outros líquidos não alcoólicos. Lembre-se de umidificar também a pele, a boca, narinas e olhos. O ressecamento das vias aéreas superiores é uma porta aberta para entrada de vírus de gripe.

QUANDO VOLTA A CHOVER?

Durante a quinta-feira, 12 de março, a umidade aumenta em Mato Grosso do Sul. A nebulosidade deve aumentar também e há uma possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-oeste e norte do estado. Estas pancadas de chuva devem ocorrer em pequenas áreas e devem ser de curta duração, mas podem ser moderadas a fortes. Há previsão de pancadas de chuva também para Campo Grande.

A chance de chover no oeste e sul de Mato Grosso do Sul permanece baixa pelo menos até o domingo, 15 de março.

VOLTA A CHOVER EM CUIABÁ

Depois de várias secos, a região de Cuiabá volta a ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde desta quarta-feira 11 de março. As áreas de instabilidade que já estão sobre centro-norte de Mato Grosso se expandem para o sul e para o oeste do estado.

Até o domingo, 15, as pancadas de chuva devem ocorrer em todas as regiões de Mato Grosso. O tempo segue firme em Mato Grosso do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira (12.03) é de céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada na região norte  centro-norte. Para as demais áreas, o tempo fica parcialmente nublado a claro.

O Inmet indica baixa umidade do ar durante a tarde, especialmente na região sudeste do estado. Os índices podem variar entre 90% e 30%. Os termômetros devem registrar temperaturas média de 20°C a 38°C neste dia em todas as áreas do Estado.

Na Capital do Estado, o tempo permanece claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do dia. Confira no mapa o tempo e temperatura previstos para algumas regiões do Estado.

Confira a previsão pra hoje à sua cidade no mapa do clima abaixo: