26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Boletim

SIGO para de funcionar e sistema deve voltar ainda nesta terça-feira

A- A+

O Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) está integralmente sem funcionamento, segundo apurou o Sindicato dos Policiais Civis do MS (Sinpol/MS). O software é uma das principais ferramentas utilizadas pela policiais para registrar crimes, cruzar dados de criminosos e fazer estatísticas.

Há cerca de três meses o sistema estava parcialmente indisponível devido a problemas contratuais entre a empresa fornecedora do programa e o governo estadual. “Enquanto a administração estadual não resolve a situação, a população e os policiais civis estão sendo prejudicados. As ocorrências estão sendo registradas em livros e arquivos no computador sem a perspectiva de quando o SIGO voltará a funcionar”, afirmou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.

Na maioria das delegacias, os delegados instruíram a abertura, em caráter excepcional, de um livro para registro de boletins de ocorrência para ser lançado posteriormente no SIGO quando o sistema voltar.

No próximo sábado (17), às 9h, a categoria se reunirá em Assembleia Geral na sede do Sinpol-MS em Campo Grande para debater, dentre outros assuntos, a paralisação das atividades por tempo indeterminado caso o SIGO não volte a operar. Se aprovada, essa será uma ação inédita dos policiais civis que farão o movimento paredista com o objetivo de reivindicar condições de trabalho.

Resposta- A equipe de reportagem do MS Notícias entrou em contato com assessoria de imprensa do Governo do Estado para obter resposta sobre o SIGO. Conforme a assessoria, o contrato estava em análise na Procuradoria Geral do Estado, sendo aprovado ontem no final da tarde e assinado hoje.

A análise realizada pela PGE foi necessária por se tratar de um novo contrato. O sistema estará normalizado ainda nesta terça-feira (13). (Com assessoria)