29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

FUGA EM MASSA

Um dos 40 brasileiros fugitivos de presídio é capturado na fronteira

De acordo com o Departamento de Operações da Fronteira, o homem é do Maranhão

A- A+

Um brasileiro fugitivo do presídio de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, foi recapturado na manhã desta segunda-feira (20), no Assentamento Itamarati, pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF).

Segundo o DOF, ele tem 30 anos, é de Imperatriz (MA) e cumpria pena no presídio regional por tráfico de drogas há quatro anos. Ao menos 40 dos 75 foragidos são brasileiros.

A prisão dele ocorreu na região de fronteira com o Paraguai. Durante a abordagem, o suspeito ficou bastante nervoso e confessou que era um dos homens em fuga desde a madrugada de ontem (19). O fato resultou no pedido de prisão do diretor de presídio regional de Pedro Juan Caballero e de 30 agentes penitenciários por suspeitas de facilitação da fuga.

Conforme o Ministério Público paraguaio, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição obtidas pelo circuito de vigilância. A ministra da Justiça, Cecilia Perez, afirmou que sua pasta denunciou ao Ministério Público um suposto plano de fuga e pagamento de 80 mil dólares (mais de R$ 330 mil) por parte de integrantes da facção criminosa para os funcionários da prisão regional de Pedro Juan Caballero, de acordo com o jornal "La Nación".

No twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que o governo federal está trabalhando junto com os estados para impedir a entrada no Brasil dos fugitivos.

Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça do Paraguai. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico "Minotauro". Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.

*Com G1 MS.