26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Ação

Voluntários ensinarão internas do Presídio Feminino a confeccionar origamis pela paz

Mulheres que cumprem pena no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi vão aprender cultura japonesa sobre tsurus

A- A+

A ação “1000 Tsurus por 1 desejo” que já ganhou o coração dos sul-mato-grossenses terá um momento especial, na manhã desta quarta-feira (31). Voluntários irão ensinar 15 detentas que irão aprender como fazer a confecção dos tsurus usando a técnica do origami (técnica japonesa de dobrar papel) Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi.

As apenadas irão receber os voluntários que irão dar as dicas de como realizar as dobraduras de papel. Elas serão as replicadoras para as demais 321 internas, cuja proposta é produzir 1000 tsurus, conforme a ação. Os voluntários serão recepcionados pela diretora do presídio Mari Jane Boleti Carrilho.

Para a organizadora da ação, Ligia Oizumi, o objetivo de levar a ação ao presídio feminino é levar a cultura japonesa para as detentas e alimentar a esperança de uma vida melhor.

“O grande objetivo é mostrar para as detentas um pouco da cultura japonesa, falar da história do tsuru como símbolo da paz, e que esse pequeno gesto que transmite paz, solidariedade, possa ser colocado em cada tsuru dobrado. E que elas coloquem os sentimentos mais belos e a esperança de uma vida melhor para elas e suas famílias”, diz Ligia.

O momento entre os voluntários e as internas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi será na manhã desta quarta-feira (31), às 8h.

Como participar?

Voluntários e a população de Mato Grosso do Sul é chamada para participar dessa iniciativa que pretende realizar 10 mil tsurus. Desses, 1 mil serão enviados para Hiroshima, no Japão, e o restante será direcionado para crianças que estão em tratamento em hospitais de MS.

Qualquer pessoa pode fazer, em casa, no trabalho, na escola ou mesmo com grupo de amigos em qualquer lugar. Depois, a organização irá recolher as dobraduras na Associação Okinawa em Campo Grande.

Serviço

Evento: Ação do Bem “1000 Tsurus por 1 desejo”

Local: Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi

Horário: 8h

Vídeo: Como fazer um tsuru?

www.youtube.com/watch?v=mqFR4GdXiYA