19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Agronegócio realiza reunião com pequenos produtores na região de Três Lagoas

A- A+

Os pequenos produtores rurais do Distrito de Arapuá com apoio técnico da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia e insumos da Fibria, têm melhorado pastagens, aumentado a produção de leite e outras culturas, além de implantar o sistema de rotatividade de pastagem.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Nuna Viana, a solicitação de dar atenção especial aos Distritos foi da prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura.

Ontem o secretário realizou reunião com cerca de 30 pequenos produtores do Arapuá na extensão do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia instalada na área urbana do Distrito.

“O intuito da reunião, além de dividir através de sorteio as novas frentes de trabalho no que se trata de arado de terra e plantio de capim e outras culturas com maquinário cedido pela Prefeitura, é orientar os produtores sobre a importância do melhoramento genético do gado, rotatividade de pastagens e união entre eles para ampliar a produção e visibilidade do Distrito”, comentou Nuna.

O pequeno produtor rural, Joelson Sebastião da Silva, 52 anos, ressaltou que essa ação da Prefeitura e suas parcerias é um grande avanço para o Arapuá. “Nunca teve isso aqui, antes tínhamos que comprar tudo e ainda pagar maquinário para realizar o serviço e com isso gastávamos muito. Além disso, com a extensão da Secretaria instalada aqui no Arapuá facilita nosso contato, pois não precisamos ir até a Cidade para sermos atendidos ou mesmo solicitar maquinário e pegar mudas de árvores”. 

?

O secretário também explicou que é importante existir a contrapartida dos produtores. “O município cede maquinário (uma carreta, dois tratores, grades de arado e dois tratores para pequenas culturas), a Fibria entra com insumos – sementes e adubo – e o produtor rural paga o combustível das máquinas. Dessa maneira, cria-se uma relação de compromisso, pois eles também têm participação financeira no processo”.

SERVIÇO

O produtor rural que precisar de auxílio do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, basta comparecer na sede ou ligar para (67) 3929-9965 | (67) 9238-2893 ou enviar e-mail para [email protected]