19 de janeiro de 2021
Campo Grande 27º 21º

Caarapó recebe a 9ª Feira Estadual de Sementes Crioulas

A 9ª Feira Estadual de Sementes Crioulas, que será realizada no Parque de Exposições de Caarapó, entre os dias 28 a 30 deste mês, deve reunir mais de 5 mil pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul para troca de experiências, mostra tecnológicas e debates sobre vários assuntos ligados à atividade.

Realizada sempre em polos da agricultura familiar, a feira é o maior evento do segmento realizado no Estado e o segundo do país, segundo o coordenador da FAF/MS, Paulo César Faria, com estimativa de participação de 50 municípios, delegações de outros estados e um público de 15 mil pessoas.

Somente do Cone Sul, da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema estão sendo esperados 5 mil visitantes. “Caarapó é uma base da agricultura familiar muito forte e nosso objetivo é promover a afirmação das políticas públicas dos governos federal e estadual para o setor com um grande ato, onde estará em destaque às ações de apoio e fomento aos pequenos produtores rurais do Estado”, explicou Paulo César.

Conforme o coordenador da FAF/MS, a feira vai impulsionar as discussões sobre a importância e o papel da agricultura familiar, contribuindo para a elaboração de novas diretrizes, construção de políticas públicas, ofertas de oportunidades de negócios, capacitação, novos mercados e, principalmente, de novas tecnologias, além de aproximar os agricultores das tecnologias que a Agraer, a Embrapa e a própria FAF vêm desenvolvendo.

"Além dos agricultores familiares, vamos receber também empresários ligados às empresas de implementos e equipamentos para a agricultura familiar e o público urbano, que são os consumidores de produtos da agricultura familiar. Enfim, esperamos oportunizar um ambiente de trocas de informações e experiências que fortaleçam a agricultura familiar estadual em MS", enfatizou Paulo César.

Em Caarapó, a movimentação tem sido intensa por parte da administração municipal para viabilizar toda a estrutura necessária para feira e seus participantes. Para que tudo ocorra dentro do programado, a Prefeitura de Caarapó montou uma grande força-tarefa, envolvendo servidores de diversas secretárias, para atuar com todo o suporte necessário nestes dias que antecedem o evento.

Caarapó News