26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Dourados

Casos de dengue aumentam e colocam em risco a população

A- A+

As notificações suspeitas de dengue dispararam em menos de um mês no município de Dourados. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), no período entre os dias 8 a 14 de março a cidade havia registrado 115 casos. Já nesta quarta-feira (8) a prefeitura aponta para 261 notificações e 86 confirmações para a doença.

A quantia é maior que o dobro apresentado no mês anterior e coloca em alerta o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Apesar do número alto em relação a outras semanas, o índice de Dourados é considerado baixo em comparação à outras cidades do Estado como Iguatemi, que apresenta 1.218 notificações para a população de pouco mais de 15 mil habitantes.

“Estamos hoje vivenciando um aumento gradativo dos casos positivos e isso é motivo de alerta porque a cidade corre o risco de ter uma epidemia. Ainda não chegamos a este ponto, mas precisamos da ajuda da população”, exemplifica o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Fernando Bastos em material divulgado pela administração municipal.

O apoio da população nas ações de combate à dengue é essencial para evitar que a doença se alastre e junto disso, o CCZ tem realizado mutirões de limpeza e borrifação para que não haja criadouros e consequentemente a proliferação do mosquito transmissor da doença.

As ações também evitam outra doença ainda mais agressiva, que é a Febre Chikungunya. Assim como a dengue, é transmitida pelo Aedes aegypti e, portanto, as ações de prevenção são exatamente as mesmas