26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Corumbá inicia ampliação da rede de saúde com inauguração do posto Dom Bosco

A- A+

Inaugurada na manhã desta quinta-feira, 08 de maio, a Unidade Básica de Saúde da Família Padre Ernesto Sassida. O posto, que fica na esquina das ruas Dom Aquino Corrêa e José Fragelli, vai atender a mais de mil famílias da região dos bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. O atendimento à população teve início imediato.

A unidade funcionava provisoriamente na alameda das Laranjeiras, no bairro Dom Bosco. No antigo endereço, a Prefeitura vai manter um posto de saúde funcionando com equipe de médico e enfermeiros, ampliando a cobertura da rede de saúde pública da cidade.

A nova unidade de saúde conta com 330 metros quadrados de área, distribuídos em dois consultórios médicos e um odontológico, salas de vacina, de exames preventivos, inalação, curativo, triagem, farmácia, ambulatório, brinquedoteca, espera, sanitários, além de outras dependências, inclusive administrativa. Os investimentos na obra foram da ordem de R$ 592.974 em recursos próprios do Município.

Ao inaugurar o posto, o prefeito Paulo Duarte lembrou que padre Ernesto (falecido em março de 2013) foi “o grande idealizador deste espaço, lutou para que tivéssemos essa unidade. Foram muitas dificuldades para que essa obra acontecesse”, afirmou. “Essa é a mais moderna unidade de saúde de Corumbá”, destacou o chefe do Executivo ao lembrar que a UBSF fica em uma área dentro da Cidade Dom Bosco, que foi cedida pela Missão Salesiana.

“É um motivo de gratidão a Deus e às pessoas, além de alegria pois era um desejo muito grande do padre Ernesto Sassida. Esse centro de atendimento foi uma das primeiras unidades ainda surgidas na década de 70 aqui na Cidade Dom Bosco. A comunidade, como um todo aqui do bairro está muito agradecida pelo ambiente que foi muito bem construído, com muito carinho. Foi algo muito bem planejado, programado”, destacou o vice-diretor da Cidade Dom Bosco, padre Amércio Resende.

Paulo Duarte ainda anunciou, durante a solenidade, que Corumbá já conta com 22 médicos do programa Mais Médicos e o município trabalha com a meta de ampliar a cobertura da rede de saúde pública.  “Vamos entregar ainda este mês a unidade de saúde do distrito de Albuquerque, com médico e teremos mais sete equipes de saúde da família”, disse. Ele reforçou que o antigo posto de saúde do Dom Bosco continuará funcionando: “vamos agregar essa unidade a nossa rede”, afirmou.

A secretária Municipal de Saúde, Dinaci Vieira Marques Ranzi, explicou que a meta é elevar a cobertura da rede pública para níveis próximos de 100%. “Estamos ampliando em sete equipes de saúde da família para darmos cobertura de 80% para a população. Albuquerque vai ter um médico a partir do dia 21, o posto Humberto Pereira também, a outra unidade [do Humberto Pereira, que funciona na rua Luiz Feitosa Rodrigues, 2081, no bairro Nossa Senhora de Fátima] vai continuar para darmos uma cobertura melhor. Corumbá não tinha cobertura adequada na rede”, avaliou a secretária.

Diário Corumbaense