23 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Murtihenses recebem com alegria cubano que atenderá área rural

A- A+

O segundo dia da Semana da Mulher realizada pela Prefeitura de Porto Murtinho foi assinalado por momentos especiais, um deles a calorosa recepção ao cubano Francisco Perez Ramirez, contratado por meio do Programa “Mais Médicos” e que vai atuar na assistência à população da área rural. Ele chegou com o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT) e foi saudado pelo grande público que prestigiou hoje (quinta-feira, 13) a programação de serviços e benefícios à comunidade na região da Escola Nossa Senhora de Caacupê.

Perez Ramirez tem 47 anos, 21 deles dedicado à medicina popular. Ele estava trabalhando havia 13 meses em Timor Leste, país localizado em uma das ilhas do sudeste asiático. Sua experiência será fundamental no reforço ao trabalho que já vem sendo feito em Porto Murtinho pelas compatriotas Yolenma Fonseca Mendez, Damaider Rivero Ilisastegui e Mirian Mercedes Hernandéz Rojas, desde novembro no município. E já nesses quatro meses uma sensível melhora no sistema de saúde pública está sendo registrada pela população, sobretudo na intensidade das ações preventivas, na conscientização e no contato presencial por meio de visitas periódicas e acompanhamento.

ADESÃO – O segundo dia da Semana da Mulher atendeu moradoras dos bairros Nossa Senhora de Caacupê, Nossa Senhora Aparecida e Dom Pepe. Todas as secretarias enviaram suas equipes de funcionários que, juntamente com profissionais de estética e beleza, prestaram vários serviços. A médica Yolenma Mendez fez palestra de orientação às mulheres, reforçando a importância da prevenção.

Além de consultas e atendimento médico e odontológico, a Semana da Mulher oferece cortes de cabelo, tratamento de pés e mãos, palestras, distribuição de brindes e apresentações culturais. Na quarta-feira, primeiro dia da Semana da Mulher, foram prestados 30 atendimentos em saúde: 14 consultas médicas, 10 exames preventivos e seis procedimentos odontológicos, com a limpeza dos dentes.

A Orquestra de Violões interpretou canções sugestivas e ganhou vigorosos aplausos. Além do prefeito Heitor Miranda e dos médicos Francisco Ramirez e Yolenma Mendez estavam presentes diversas autoridades, entre elas o diretor da escola, Odenir Amarilha; a presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Orieta Fernandes; os secretários Franklin Salazar (Saúde) e Myrian Santos (Assistência Social, Trabalho e Cidadania). Elizete Martins Machado, gerente municipal de Cultura, representou a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Conceição Montanheri. A secretária Maria Donizete, de Educação, foi representada por Ana Paula Fernandes.

Edson Moraes, especial para o MS Notícias