26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

INTERIOR |CULTURA

NUFAC realiza oficinas na cidade de Anastácio

Economia Criativa, Biojóias e Produção Cultural são temas de ciclo formativo realizado pelo Núcleo de Formação de Agentes Culturais em Anastácio/MS

A- A+


Aconteceu na semana de 23.05 à 03.06, na sede do Instituto Ressoarte em Anastácio/MS, o ciclo formativo para o mercado cultural no âmbito do projeto NUFAC – Núcleo de Formação de Agentes de Cultura. O NUFAC é um dos projetos selecionados nacionalmente no Prêmio Funarte de Artes Visuais – Periferias e Interiores (2021/2022). A premiação possibilitou a realização de duas oficinas formativas de 40 horas cada: artesanato de biojóias e brindes sustentáveis; e produção cultura, turismo e economia criativa.

Colar feito pelos alunos 


Trata-se de uma proposta inédita endereçada à formação de trabalhadores da cultura e empreendedores dos diferentes setores da economia criativa local.  Ao todo 30 alunos participaram das oficinas formativas. O ciclo formativo objetivou trabalhar aspectos técnicos da formação em artesanato de biojóias e também a transversalidade dos negócios criativos, percorrendo o processo de criação até a comercialização dos produtos.


O ciclo de formação buscou contemplar toda a diversidade da temática regional, em especial, as singularidades da identidade pantaneira, os aspectos simbólicos, além da dimensão econômica no contexto de produção, divulgação, empreendedorismo e marketing cultural. Para um dos idealizadores da iniciativa, o doutor em Administração, Prof. Adriano Pereira de Castro, o “NUFAC é um dos primeiros núcleos de formação em economia criativa do estado de Mato Grosso do Sul, no território pantaneiro, que objetiva qualificar os profissionais de diferentes setores da cultura a aperfeiçoarem suas práticas, saberes e negócios criativos, em especial no contexto pós-pandemia”.

O ciclo formativo contou com a participação de convidados importantes no contexto da economia criativa, turismo e produção cultural. Para o professor Alessandro Cintra, mestrando em Estudos Culturais e especialista em políticas públicas, “a oficina de formação em produção cultural foi de fundamental importância para qualificação dos empreendedores locais, que geralmente não possuem acesso à formações desse nível, de modo que puderam aprimorar seus conhecimentos em diferentes disciplinas, à exemplo da elaboração e gestão de projetos”.

Palestrantes 


O NUFAC é uma iniciativa pioneira do Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – Ressoarte, organização da sociedade civil que atua desde 2008 no município de Anastácio, Aquidauana e no território pantaneiro por meio de ações de arte-educação e qualificação profissional na área da cultura e economia criativa. A diretora da organização, Maria Cristina Pacheco, lembra que “a premiação concedida pela Fundação Nacional de Artes foi vital para que um curso desse nível, com profissionais altamente gabaritados fosse disponibilizado gratuitamente aos produtores culturais local”.


Outro destaque foi a realização da oficina formativa em biojóias e brindes corporativos, cuja proposta foi de o de olhar para as potencialidades do território e para a matéria-prima local e, a partir disso, confeccionar artefatos com significado sustentáveis, a partir de técnicas de reaproveitamento, à exemplo dos sacolas de laranja.

Pulseiras confeccionadas pelos alunos 

“Em um dos trabalhos foi confeccionado um colar de mesa a partir do trançado de três tentos usado na lida do pantaneiro, com rodelas de coco, e flores  em crochê sustentável, com flores e folhas  com   fios de embalagem de laranja”, comentou a professora designer de biojóias Isabel Muxfeldt, que também coordena a Ecolinhas, negócio social especializado em reaproveitamento de resíduos e materiais de descarte.


As oficinas decorrentes do Prêmio Funarte de Artes Visuais – Periferias e Interiores têm como pano de fundo abordar as artes visuais em suas práticas convencionais, contemporâneas ou aplicadas. Com as ações, a ideia foi apresentar ferramentas para tornar a produção artística uma atividade economicamente sustentável, além de oferecer noções básicas de planejamento financeiro e marketing para os participantes das aulas. O ciclo formativo do projeto NUFAC pode ser conferido nas redes sociais do Instituto Ressoarte, no facebook e no instagram.