26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Ponta Porã conta com mais de 90% do esgoto captado e tratado

A- A+

O governador André Puccinelli (PMDB) participou hoje pela manhã da entrega da obra de ampliação da rede de esgoto e saneamento do município de Ponta Porão.

Hoje, com ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto São Thomaz, Ponta Porã possui mais de 90% de esgoto captado e tratado.

Com recursos na ordem de 10,8 milhões do Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem), somados aos investimentos do governo do Estado por intermédio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a segunda estação elevatória de Ponta Porã vai poder captar e tratar 40 litros por segundo, complementando, assim, o trabalho da Estação Marambaia, onde foram implantados 94.597,03 metros de rede coletora, quatro mil ligações domiciliares e 2.280 metros de linha de recalque.

Recursos do Focem

Com objetivo de destinar recursos para obras de infraestrutura nos países que compõem o Mercosul, o Focem garantiu e contribuiu para que a Sanesul fosse a primeira entidade brasileira a utilizar recursos do Fundo. Um avanço para a coordenadora da unidade técnica do Focem, Verônica Rios. “Os recursos são distribuídos para execução de diferentes projetos. Nesta obra temos 70% dos fundos necessários para sua conclusão vindos do Focem e os outros investimentos, 30% destinados pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Um parceria que se reverte para beneficiar os cidadãos do Mercosul. O nosso trabalho é mais eficiente quando temos uma parceria como esta, de um Estado atento e comprometido com a execução de suas obras”, parabenizou a coordenadora do Fundo.

Heloísa Lazarini com assessoria