26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

RESGATANDO A AUTOESTIMA

Presos ganham próteses dentárias em penitenciária de MS

Os "edêntulos" do maior presídio do Estado são beneficados com ação pioneira

A- A+

Pioneira, a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) está confeccionando próteses dentárias e promovendo o conserto de peças protéticas (dentes) dos internos. O projeto está sendo desenvolvido pelo Setor de Saúde daquele que é o maior presídio do Estado. 

Segundo o comunicado, ação visa resgatar a autoestima e melhoria da saúde de internos.

"A iniciativa integra a política assistencial e de tratamento penal da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e teve início após os dentistas que atuam no presídio constatarem que vários privados de liberdade que procuram o consultório odontológico da unidade são "edêntulos" (quando há perda dos dentes) ou estão com próteses quebradas carecendo de conserto", explicou. 

Conforme apurado, o projeto saiu do papel em setembro passado.  "Após muito empenho do diretor da penitenciária, Antônio José dos Santos, e do Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, com a autorização de liberação do recurso necessário pelo juiz Eguiliell Ricardo da Silva, da 3ª Vara Criminal de Dourados", destacou a PED em reportagem no site oficial do Governo; 

"Entendemos que, além da saúde, isso contribui com a autoestima dos custodiados e ajuda no cumprimento de suas reprimendas de forma digna e humana; então buscamos meios para que essa assistência se tornasse realidade", disse o diretor do presídio.  

A assistente social Josecley Cristina Tasca, responsável pelo Setor de Saúde da PED, diz que a ação foi iniciada após avaliação odontológica dos privados de liberdade que necessitam da prótese. "Com a liberação do recurso, é realizada a modelagem dentro do consultório odontológico da unidade prisional e na sequência levado até um protético pelos dentistas responsáveis", informa.

A prótese fica pronta em até três semanas que retorna à penitenciária onde é realizada a colocação, adaptação e acompanhamento. "Eu organizo a lista dos custodiados, converso quando são chamados para participar, oriento principalmente na questão de não ter custo para eles e depois entra a parte técnica com os profissionais", pontuou a assistente social. "Há mais de 100 reeducandos na fila de espera para serem atendidos", complementou, reforçando que o SUS não oferece esse serviço atualmente em Dourados.

Os dentistas Luiz Alberto Rech e Vivaldi de Oliveira Filho, que idealizaram o projeto. Eles explicam que entre os benefícios da utilização da prótese estão a melhora da mastigação, da digestão e da fala. O trabalho também conta com o apoio técnico do profissional Luiz Fernando Del Guerra.

O primeiro preso beneficiado, foi José dos Santos Vasconcelos, de 53 anos. Ele comemorou que sairá do presídio "com uma nova aparência". "Estamos aqui pagando por um erro que a gente cometeu, mas a equipe do presídio teve o cuidado de nos tratar como ser humano", agradeceu, reforçando que está aprendendo a tocar instrumento de sopro na unidade prisional e os "os novos dentes" estão fazendo a diferença no aprendizado.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a ação é um exemplo do empenho dos servidores em buscar meios para proporcionar tratamento penal humanizado. "Essa iniciativa em Dourados demonstra também como o Judiciário e Ministério Público tem sido nossos parceiros, nos ajudando a proporcionar melhor atenção à pessoa em situação de prisão e sua consequente ressocialização", destaca o dirigente.

As ações de saúde na Agepen são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio de sua Divisão de Assistência à Saúde Prisional.

Com texto: Keila Oliveira e colaboração de Renato Giansante, PED