29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Primeiro Congresso de Estudantes da UFGD começa nesta 5ª-feira

A- A+

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) sedia, esta semana, o 1º Congresso de Estudantes da instituição, com o tema “O poder transformador da juventude”. O evento acontece de hoje, até o próximo sábado, dia 5 de abril e é uma realização do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFGD) em parceria com Centros Acadêmicos e coletivos estudantis.

As inscrições  podem ser feitas pelo site http://inscricoes.dceufgd.com.br/ e custam R$ 20,00 para estudantes da UFGD e R$ 25,00 para estudantes de outras instituições.

Integram a programação diversas atividades culturais e artísticas, bem como oficinas, mesas de debate e formação política, tendo como base a construção democrática dentro da Universidade e colocando o estudante como protagonista desse processo. As mesas terão como temas, dentre outros, cotas raciais, meio ambiente e sustentabilidade, diversidade sexual, ditadura e democracia.

O Congresso conta, ainda, com a participação do professor Renato Nunes Bittencourt, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Ciências Politicas e Filosofia, e do estudante mestrando em Sociologia, Thiago Aguiar, diretor de Direitos Humanos na executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“O 1º Congresso de Estudantes da UFGD, será um evento agregador do movimento estudantil. Serão três dias de integração e fortalecimento entre nós, estudantes universitários, onde mostraremos a nossa união, força e refletiremos sobre nosso papel enquanto agente de transformação da sociedade”, afirma o coordenador de formação politica do DCE e membro da comissão organizadora, Fábio Gomes.

Como parte da programação, na sexta-feira haverá, ainda, a pré-estreia da Orquestra da UFGD, formada no ano passado. Com um repertório clássico, os músicos farão a exposição de algumas peças da ópera Carmem, do compositor espanhol Bizet. A apresentação acontece às 20 horas, no auditório da Unidade 2.

Dourados News