25 de abril de 2024
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Tarifa do transporte será de R$ 2,35 para garantir gratuidade a idosos e pessoas com deficiência

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Com a definição dos itinerários e horários, a Prefeitura fechou em R$ 2,35 a tarifa dos ônibus do transporte coletivo em Sidrolândia que começa a circular no próximo dia 1º de outubro. Esta tarifa é 2,12% maior que a previsto inicialmente (R$ 2,30) para absorver os custos das gratuidades asseguradas por lei para os idosos e pessoas com deficiência. A tarifa será unificada, incluindo até as linhas mais distantes, como as para o Quebra Coco, aldeias e Bolicho Seco, onde funciona a granja incubatória da Seara. Segundo o vereador Sérgio Bolzan, que é também presidente do Sindicato dos Funcionários da JBS/Seara, inicialmente serão beneficiados os 220 idosos cadastrados na Secretaria de Assistência Social, acredita-se, no entanto, que quando os ônibus começarem a circular, mais gente se habilite ao benefício. Por enquanto não se previu nenhum tipo de desconto ou gratuidade para os estudantes, o que vai depender da instituição de uma lei. Também ficou definido que será instalado um terminal de embarque e desembarque junto à estação rodoviária, no local onde hoje há o ponto de táxi que será transferido para frente da rodoviária na Avenida Dorvalino dos Santos. Conforme Sérgio Bolzan, a Seara – que desde o ano passado vem pressionado a Prefeitura pela criação do transporte coletivo - não aceita um novo adiamento do início do serviço, programado inicialmente para o próximo dia 16. A empresa acenou até mesmo com a possibilidade de suspender os R$ 50 milhões em investimentos planejados para a unidade local. O objetivo é ampliar de 600 mil para 1 milhão de metros quadrados de aviários, para viabilizar um novo turno de produção que dobre a atual capacidade de abate (de 170 mil  para 340 mil frangos). O serviço está sendo criado por pressão da JBS/Seara, que desde 2013 vem cobrando da Prefeitura a implantação do transporte coletivo sob pena até mesmo de desativar sua unidade em Sidrolândia. O objetivo da empresa é se livrar de um passivo trabalhista crescente gerado pela chamada hora-extra ínterim, que corresponde ao tempo de viagem do trabalhador até sua casa na entrada e saída do expediente, aproximadamente 40 minutos por dia. Também haverá linhas para atender os funcionários de outras empresas como a Rio Pardo Bioenergia (na saída para Nioaque), além da COTAG, Panorama Armazéns Gerais, Meta Armazéns Gerais e as unidades de armazenagem da Conab, Bunge e agora, da Cooperativa Agroindustrial (LAR), todas às margens da MS-162. Região News