28 de outubro de 2020
Campo Grande 28º 21º

Vacinação contra aftosa começou em Mato Grosso do Sul e mais 20 Estado

Região News

1141-aftosa

Começou na sexta-feira, 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em outubro, outras três unidades da federação já haviam iniciado a imunização: Roraima, Rondônia e a fase única no Amapá.

A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos será nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já a imunização em animais com idade abaixo de 24 meses está prevista nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Algumas localidades desses estados têm datas diferenciadas (clique aqui para consultar o calendário completo).

Os serviços veterinários oficiais têm 30 dias após o final do prazo para encaminhar ao Mapa relatório das atividades da campanha contra a enfermidade. A expectativa do Ministério da Agricultura é que 150 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.

Atualmente, o Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação áreas de 22 estados (sendo sete do Nordeste e o Pará apenas em 2013) e o Distrito Federal. A campanha e todo trabalho realizado pelo governo são fundamentais para impedir a reintrodução da doença no território. Santa Catarina não está no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.