Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Brasília na manhã desta 2ª.feira (11.dez.23) com 48 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza.
Conforme o Planalto, o grupo é formado por 11 brasileiros-palestinos e 37 palestinos, sendo 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, duas delas idosas, e 4 homens adultos.
“Num 1º momento, eles ficarão de 2 a 3 dias aqui em Brasília. A 1ª etapa é do apoio psicológico, de imunização, de estabelecer contato com familiares e parentes e a questão da documentação. Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência, serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento, alimentação. Um suporte para eles reconstituírem as trajetórias, já que vêm de uma situação bastante complexa”, declarou o Secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão.
Como mostramos no MS Notícias, o primeiro grupo de repatriados chegou ao Brasil em outubro, quando o Presidente Lula firmou o compromisso de trazer de volta todos os brasileiros que desejam voltar ao país.
Até o momento, cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde se envolveram na logística de 11 voos da FAB, responsáveis por repatriar 1.525 pessoas e 53 animais domésticos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, dos 102 brasileiros e familiares palestinos constados na lista entregue ao Governo Federal, 24 tiveram a saída de Gaza negada pelo governo de Israel. Com isso, alguns familiares das pessoas que não foram autorizadas a deixar a região desistiram de cruzar a fronteira.
Com informações de Poder 360











