16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Farsa: Alerta em Rede Social aponta para riscos de Doença de Chagas no feijão

Apenas mais um boato difundido pelas redes sociais trazem alertas sobre o consumo de feijão que estaria vitimando consumidores com doença de chagas.

A- A+

As redes sociais veem trazendo alertas a respeito do consumo do feijão cru, informando que 83 casos de Doença de Chagas foram confirmadas a partir da ingestão do feijão servido nas refeições dos brasileiros.

A nota informa que toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão (Coovenf), entidade não registrada ou encontrada em pesquisas, estaria contaminada com um protozoário da doença de Chagas (tripanosoma cruzi), na verdade, “a Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma Cruzi, um parasita” que não resiste ao cozimento, segundo alguns cientistas ouvidos pela reportagem do MS Notícias.

Segundo a nota, a forma de evitar a contaminação seria a imersão do feijão in natura em molho de vinagre por 15 a 20 minutos, sem indicar a porcentagem da mistura.

A nota também traz que:

“O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes NÃO foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana.

Feijão contaminado. É sabido que já se contraiu CHAGAS a partir dos tipos carioquinha, jalo e preto, uma vez que todos são originários da mesma Cooperativa.

A maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Profissional da UNIUPS examina várias embalagens de feijão contaminadas.

Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico (imunes ao Chagas), porém se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselham que use 2 colheres de vinagre no feijão que deverá ficar de molho por 15 minutos.

Repasse aos amigos, pois isso é muito perigoso!”

Porém, Uniups também não existe.

Outra informação, também divulgada a partir das redes sociais, informa:

“Ta tendo epidemia de diarreia por conta de feijao contaminado por.bichos,.e.varias pessoas morreram.
Os hospitais nao estao divulgando.Coloque o feijao de.molho por 15min no vinagre e o bicho vai subir e boiar na agua.
O bicho nao morre na.agua fervente,ele vai p.estomago e causa a diarreia e sintomas horriveis que leva a.morte.
O correto seria limpar todos os.alimentos ,verduras,frutas com vianagre.
Vinagre nao estraga.alimento,e mata as bacterias,fungos,b
ichos...
A noticia veio de pessoas de dentro de hospitais de sp.”

Provavelmente é mais uma falácia e farsa, mais uma que é difundida falsamente pelas redes sociais.