25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

3ª PROMESSA |

Águas visita moradores hoje e neste mês promete iniciar obras de esgoto 'em trechos esquecidos'

Apesar de já terem passados quatro desde que foi instalada a rede de esgoto no bairro, alguns trechos, no entanto, acabaram 'esquecidos' e causam perigos à saúde

A- A+

Moradores da Rua Cotegipe, num trecho entre os Bairros Nossa Senhoras das Graças e Coophasul devem receber a visita de técnicos da Águas Guariroba a partir de hoje (7.jul). "[entrevistado ontem] A partir de amanhã (7) até a próxima semana, equipes da concessionária já estarão no local para levantamento de cadastro junto aos moradores. Ao todo serão implantados mais de 388 metros de rede de esgoto nos trechos da rua", disse a empresa.  

Segundo Águas, as obras de implantação de rede de esgoto nos trechos da Cotegipe, estão previstas para serem iniciadas a partir do dia 19 deste mês de julho. 

O problema no local, foi denunciado aqui no MS Notícias devido aos moradores estarem tendo que conviver com chorume vazando de fossas caseiras. 

De acordo com o Art. 10, do Decreto (nº 14142) de 12 de fevereiro de 2020 - que trata do Regulamento dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água, de Coleta e de Tratamento de Esgoto em Campo Grande-MS:

"Não será permitida a utilização de fossas ou outras formas para esgotamento sanitário em locais ONDE ESTIVER DISPONÍVEL A REDE COLETORA DE ESGOTO, conforme art. 45, § 1º, da Lei Federal nº 11.445/2007, sendo que":

I - As fossas ou outras formas para esgotamento sanitário existentes em imóveis situados em locais alcançados pela REDE COLETORA DE ESGOTO serão desativadas e aterradas pelo proprietário ou possuidor;

II - À medida que houver a expansão das REDES COLETORA DE ESGOTO, deverão ser desativadas e aterradas, pelo proprietário ou possuidor, as fossas ou outras formas de esgotamento sanitário dos imóveis que puderem ser atendidas pela rede pública de coleta.

Apesar de já terem passados quatro desde que foi instalada a rede de esgoto no bairro, alguns trechos, no entanto, acabaram ficando sem o esgoto, completamente esquecidos.  

Na reportagem de Leo Ribeiro, publicada em 3 de junho no MS Notícias, a empresa havia prometido a intervenção com obras para solucionar o problema até "o final deste mês", apesar disto, não cumpriu a primeira previsão que se referia ao mês de junho. Ainda em junho, uma segunda reportagem apontou que a população estaria sendo exposta a doenças devido ao cenário, foi quando a empresa disse que precisaria readequar o cronograma.  

Portanto, a informação transmitida hoje (7.jul) é 3ª promessa feita pela concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande. A reportagem acompanhará no decorrer deste mês o avanço do fim de um problema perigoso aos moradores do trecho.  

A empresa disse que só após a análise consiguirá informar por quais trechos na rua as obras devem ser inicadas no próximo dia 19.