25 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Previdência Social completa 91 anos hoje com festa

A- A+

Hoje a Previdência Social completa 91 anos. A previdência social é um seguro social onde o trabalhador pode contribuir a partir dos 16 anos de idade mensalmente. A finalidade da previdência social é assegurar esse trabalhador em sua aposentadoria, auxílios (como o auxílio maternidade), pensão e salário (como o salário família). Os contribuintes são conhecidos como segurados ou seguradas.

O gerente executivo da agência de Campo Grande, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, comenta a importância da contribuição. “Essa contribuição é a segurança do trabalhador e da família”.

O aniversário  contou com alguns servidores, segurados e homenageados, entre eles o senhor Ivo Lescara, o funcionário mais antigo da previdência de Campo Grande. Há 40 anos ele opera e atualmente ele está no setor da perícia médica. Ivo entrou no ano de 1981 e é formado em letras e história. A dona Clotilde Ferreira Soares é a beneficiada mais velha da Capital. Amanhã ela completa 90 anos, e foi convidada para a comemoração. Dona Clotilde está na Capital há 30 anos.

O Instituto Maná do Céu para os Povos tem parceria com a Previdência Social. Conforme explica o presidente da fundação Ivan Lúcio Rodrigues, é cedido um espaço na ong para sejam levadas informações previdências às pessoas, além de estarem multiplicando o agentes para que estes levem informações a população.

Hoje O Estado possui 37 agências da Previdência Social, 22 delas da gerência de Campo Grande e 15 da gerência de Dourados. A Capital possui 231 mil beneficiados, que abrange Campo Grande e algumas cidades do interior. O Estado conta com mais de 338 mil beneficiados. Nos últimos anos foram criadas agências nas cidades de Anastácio – distante 134 quilômetros da Capital- Aparecida do Taboado - distante 467 quilômetros da Capital- São Gabriel do Oeste - distante 133 quilômetros da Capital – e Costa Rica - distante 384 quilômetros da Capital.

Tayná Biazus

*Matéria editada às 08h40 para acréscimo de informação